Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29306
Título: Maurícia: a missão protestante da Paraíba
Autor(es): Morais, Karen Nadja de Souza
Palavras-chave: História da Paraíba
Invasão holandesa
Missão religiosa
Data do documento: 10-Ago-2022
Resumo: O seguinte trabalho propõe a análise sobre a presença da missão protestante durante o período de dominação holandesa na Capitania Real da Paraíba (1634-1654). Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa é aprofundar os estudos da missão religiosa que foi realizada pelos holandeses para impor a fé protestante em nosso território, intitulada de Maurícia. Para alcançar o objetivo proposto iniciamos a nossa pesquisa investigando o período que antecedeu a presença holandesa, utilizando como base os estudos de Campos (1991), Israel (1995) e Braudel (2009). Somado a isso, a pesquisa se estendeu a consulta de documentos oficiais, relatórios e cartas em arquivos digitais nacionais e internacionais. Devemos ressaltar que uma parte considerável dos arquivos desse momento da nossa história se encontra em acervos estrangeiros, o que dificulta o trabalho de acadêmicos nacionais. Dessa forma, como resultado, conseguimos alcançar o objetivo da nossa pesquisa, aprofundar os estudos sob os caminhos que o calvinismo percorreu até se instalar na Capitania Real da Paraíba.
Descrição: MORAIS, K. N. S. Maurícia: a missão protestante na Paraíba. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29306
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maurícia_ a missão protestante na Paraíba. .pdfPDF - KAREN NADJA DE SOUZA MORAIS1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito.pdfTermo de Depósito379.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.