Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29315
Título: O trabalho do Assistente social no CRAS : reflexões sobre a efetivação dos benefícios eventuais em Alagoa Nova - PB
Autor(es): Nascimento, Thaiane Silva
Palavras-chave: Assistência Social
Benefício Eventual
Trabalho social
Serviço Social
Data do documento: 15-Mar-2023
Resumo: Este artigo é fruto de pesquisas ancoradas nas observações do estágio obrigatório em Serviço Social. Tem como objetivo compreender o trabalho profissional dos/as Assistentes Sociais na viabilização dos Benefícios Eventuais, a partir da dinâmica da Política de Assistência Social na particularidade do CRAS de Alagoa Nova, bem como, buscamos traçar o perfil dos usuários que acessam os Benefícios Eventuais e ainda compreender qual o(s) grande(s) gargalo(s) relacionados a tal viabilização. Esta pesquisa trata-se de uma revisão literária considerando a Política de Assistência Social, a Proteção Social Básica, os Benefícios Eventuais e a atuação profissional dos/as Assistentes Sociais. Pautou-se teoricamente pelo método materialismo histórico-dialético para uma melhor apreensão da realidade social com abordagem quali-quantitativa que é capaz de identificar e analisar dados que não podem ser mensurados estatisticamente, os resultados são obtidos a partir da observação de itens de natureza subjetiva. Buscamos ainda, informações nos documentos próprios da Instituição sobre o lócus do estágio e pesquisa. A experiência de estágio junto as pesquisas, demonstraram que no município de Alagoa Nova - PB, mesmo estando em conformidade com a perspectiva do SUAS, ainda existem desafios a serem superados, desde a ampliação da oferta dos Benefícios Eventuais frente as altas demandas, como na divulgação dos mesmos para a população local.
Descrição: NASCIMENTO, Thaiane Silva. O trabalho do Assistente social no CRAS [manuscrito] : reflexões sobre a efetivação dos benefícios eventuais em Alagoa Nova - PB . 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29315
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaiane Silva Nascimento.pdf767.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdf234.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.