Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29324
Título: Corpos Indígenas Potiguaras LGBTQIAPN+ do Litoral Norte Paraibano
Autor(es): Pontes, José Marcos Nascimento
Palavras-chave: Sexualidade
Indígenas Potiguaras
LGBTQIAPN+
Preconceito
Data do documento: 20-Abr-2023
Resumo: O objetivo desse trabalho é descrever narrativas frente à existência dos Indígenas Potiguaras LGBTQIAPN+ dos aldeamentos e núcleos urbanos dos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição-PB, bem como na necessidade de ampliar as concepções frente às representações dos povos originários tanto na mídia quanto no ambiente educacional, abarcando a urgente necessidade de pautas voltadas para as discussões das sexualidades nas terras indígenas potiguaras, quanto para além dela. Por vez, utilizam-se fundamentos da história oral, bem como relatos de potiguaras LGBTQIAPN+ acerca de suas vivências e os enfrentamentos frente aos preconceitos, exclusões e discriminações tanto dentro das aldeias quanto na cidade – e mesmo na Academia. Além disso, com ênfase no compromisso ético dessa pesquisa de trabalho de conclusão de curso, a escrita de si tornou-se de suma importância numa perspectiva indígena indo ao contraponto de uma história tradicional. Entendemos que essa história também é escrita em primeira pessoa, pensando nas contribuições das cosmoperpecções culturais frente ao meu corpo étnico-racial. O aporte teórico baliza nos estudos de Estevão Fernandes (2017), Eliane Potiguara (2019), Isabella Alves (2021), Gersem Luciano (2006), Margarida Oliveira (2011), Estevão Palitot (2005), entre outros. Através desse trabalho percebeu-se que os discursos de ódio, violências físicas, verbais e psicológicas contra os Potiguaras LGBTQIAPN+ na cidade e principalmente dentro do aldeamento, são fortemente influenciados pela presença da fé cristã nesses espaços de terra indígena (TI) e o aumento expressivo da perda das tradições originárias, assim como também o preconceito, afeito sob diversas óticas: são paraibanos/as/es, indígenas, racializados/as/es e LGBTQIAPN+. Em suma, esse trabalho é uma tentativa de sinalizar narrativas da existência desses/as/es sujeitos/as/es silenciados/as/es, suas resistências cotidianas e plurais – e porque não dizer coloridas
Descrição: PONTES, J. M. N. Corpos indígenas potiguaras LGBTQIAPN+ do Litoral Norte Paraibano. 88p . 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29324
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Marcos Nascimento PontesPDF - José Marcos Nascimento Pontes1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito333.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.