Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29349
Título: "Ah! A vida do agricultor, do pequeno agricultor como a gente fala, é sufrida": transformações recentes na agricultura do município de Logradouro (2006 – 2017)
Autor(es): Silva, Lenilma Vieira da Costa
Palavras-chave: Agricultura, transformações, Logradouro
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: A agricultura sempre esteve presente na vida do homem, talvez antes com significados, formas, finalidade e conhecimentos diferentes. Mas, não se pode deixar de vislumbrar, que mesmo com todas as transformações ocorridas, a agricultura se mantém evidente em diversas realidades. O município de Logradouro/PB, também não se encontra adverso a essa vivência, sendo assim, se faz relevante analisar a agricultura no município que, por sua vez, sem tratar conceitos estritos como agricultura familiar e/ou camponesa, tem no núcleo familiar sua origem, com atividades sendo desenvolvidas por todos os membros desta. Compreender os possíveis motivos que dificultam a expansão dessa atividade ou sua retação, seja eles naturais, econômicos, sociais ou políticos, é pertinente e possibilita a criação de estratégias ou planejamentos voltados a esse público. Diante disso, tratamos na narrativa a luta pela terra na Paraíba, seus aspectos históricos relevantes para percebermos o processo de ocupação transformação do espaço agrário dos povos originários e dos que ainda lutam para permanecer/sobreviver da terra, bem com buscamos expor dados do próprio município. Ainda, o arcabouço da pesquisa, bem como seu recorte temporal, fundamenta-se nos censos agropecuários 2006 e 2017, instrumentos que foram utilizados como fonte de análise no desenvolvimento dessa pesquisa, tratando de dados referentes ao cultivo (lavouras temporárias), estabelecimentos, entre outros, compreendendo assim a realidade de Logradouro através de fontes governamentais. Em paralelo com os dados oficiais, utiliza-se relatos orais dos trabalhadores dessa terra, especificamente nas localidades de Sitio Malhada e Braga II. Assim, buscou-se apreender as transformações ocorridas nesse espaço e, principalmente, entender possíveis causas para o decréscimo da agricultura no município.
Descrição: SILVA, L. V. da C. "Ah! A vida do agricultor, do pequeno agricultor como a gente fala, é sufrida": transformações recentes na agricultura do município de Logradouro (2006 – 2017). 2020. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29349
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, LENILMA VIEIRA DA COSTA.pdfPDF - Lenilma Vieira da Costa Silva2.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
1608348843083-1.pdfTermo de depósito1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.