Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29350
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Marcilene Barbosa Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T14:41:26Z | - |
dc.date.available | 2023-06-02T14:41:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29350 | - |
dc.description | LIMA, M. B. O. de. Educação do campo e agroecologia como metodologia de ensino na Escola Miguel Pereira - Lagoa de Dentro/PB. 2020 42f. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa a Agroecologia como parte da Educação do Campo, a mesma realizou-se na Escola Miguel Pereira, município de Lagoa de Dentro, onde foi possível compreender esta temática a partir do entendimento da educação como maneira de emancipação humana. Desse modo, vimos a agroecologia como metodologia de ensino eficiente para o que se propõe. As premissas iniciais para desenvolver este trabalho foram as seguintes: É possível analisar a tríade dialética, Natureza, Agroecologia e Campesinato e a maneira como estão vinculados? É possível entender e adequar a Agroecologia enquanto emergência metodológica de ensino nas escolas? Esta pesquisa se pautou a princípio em uma análise teórica, intermediada pela pesquisa participativa de campo, em que se buscou compreender os elementos que relaciona a educação do campo com a agroecologia e conceber esta como metodologia de ensino. Entre os autores que serviram como embasamento teórico vale ressaltar, Fernandes e Molina (2004), Gadotti (1992), Freire (1996), Silva e Fagundes (2011), Tardin (2012), Lima (2016), Marx (1968), entre outros. Assim, alguns argumentos teóricos que utilizamos puderam ser alinhados à pesquisa empírica, para poder entender esta temática. Dessa maneira, ficou nítido e expressivo o quanto a Agroecologia pode contribuir para Educação do campo e para ciência geográfica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Edvaldo Carlos de Lima. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.title | Educação do campo e agroecologia como metodologia de ensino na Escola Miguel Pereira - Lagoa de Dentro/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - GTPRA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Versão 2.0.pdf | PDF - Marcilene Barbosa Oliveira de Lima | 2.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Deposito_TCC - UEPB.pdf | Termo de depósito | 61.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.