Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29353
Título: Território religioso: a fé católica na Rota Cultural Raízes do Brejo na cidade de Duas Estradas/PB
Autor(es): Borges, Devid Wallas de Sousa.
Palavras-chave: Geografia cultural
Território
Desenvolvimento local
Data do documento: 18-Dez-2020
Resumo: A Geografia Cultural se relaciona com os diferentes elementos e perspectivas impressas no território e enfoca os movimentos socioculturais no processo de desenvolvimento da cidade. É na perspectiva cultural que o sagrado irá materializar¬ se simbolicamente nas palavras e comportamentos do indivíduo e/ou de um grupo social que estabelece suas histórias ao longo do tempo. O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto social religioso da fé católica na cidade de Duas Estradas/PB mediante o desenvolvimento local na Rota Cultural Raízes do Brejo. Este estudo teve uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico, onde pudemos observar as diferentes manifestações e expressões culturais como fenômenos do/no cotidiano das pessoas da cidade. A utilização de depoimentos narrativos, fotografias e o aporte teórico discutido, auxiliaram enquanto estrutura técnica de pesquisa que permitiu compreender as dimensões que o universo da fé católica representa sobre a cidade de Duas Estradas em conteúdos territoriais econômicos, sociais, turísticos e, sobretudo, culturais. Resultante a isto, o cenário vivo se correlacionou nos sentimentos destas pessoas pertencentes ao território religioso e do/no desenvolvimento local da cidade, visíveis nas identidades culturais que simbolizam imagens, gestos e palavras de fé. Constatou-se que é viável desenvolver o local através do ângulo cultural também, promovendo o impacto social religioso no território, pois cada concepção tem sua parcela de contribuição diante das abordagens discutidas na geografia.
Descrição: BORGES, D.W. de S. Território religioso: a fé católica na Rota Cultural Raízes do Brejo na cidade de Duas Estradas/PB. 2020. 61f. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29353
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL - DEVID WALLAS.pdfPDF - Devid Wallas de Sousa Borges2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO - DEVID WALLAS.pdfTermo de depósito317.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.