Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29397
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Galvão, Claudia Marlene da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T12:42:19Z | - |
dc.date.available | 2023-06-14T12:42:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29397 | - |
dc.description | GALVÃO, Claudia Marlene da Silva. A ludicidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS): pontos e contrapontos na prática pedagógica da educação infantil. 2023. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo aborda a relação entre a ludicidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) na prática pedagógica da Educação Infantil. O objetivo geral deste estudo é investigar os pontos e contrapontos na utilização das TDICS como recursos lúdicos na prática pedagógica da Educação Infantil. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos três objetivos específicos: A) Analisar a relação entre a ludicidade e as TDICS na Educação Infantil; B) Identificar os benefícios e desafios da utilização das TDICS na prática pedagógica; e C) Propor diretrizes para uma abordagem equilibrada e eficaz da ludicidade mediada pelas TDICS na Educação Infantil. A questão de pesquisa que orienta este estudo é: "Como as TDICS podem contribuir para a ludicidade na prática pedagógica da Educação Infantil, considerando seus pontos positivos e desafios?". A justificativa para esta pesquisa reside na necessidade de compreender melhor como as TDICS podem ser integradas de forma adequada ao ambiente educacional, considerando os benefícios que podem trazer para o desenvolvimento das crianças, bem como os possíveis desafios e riscos. Os resultados deste estudo revelaram que a utilização das TDICS na Educação Infantil pode proporcionar experiências lúdicas enriquecedoras, estimulando a criatividade, a interação social e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. No entanto, também foram identificados desafios, como o excesso de estímulos e a necessidade de um equilíbrio entre o uso das TDICS e outras atividades lúdicas. Com base nos resultados, foram propostas diretrizes para uma abordagem equilibrada e eficaz da ludicidade mediada pelas TDICS na Educação Infantil, visando promover um ambiente educacional enriquecedor e seguro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luandson Luís da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.title | A ludicidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS): pontos e contrapontos na prática pedagógica da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Claudia Marlene da Silva Galvão | TCC - Claudia Marlene da Silva Galvão | 437.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 300.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.