Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGalvão, Claudia Marlene da Silva-
dc.date.accessioned2023-06-14T12:42:19Z-
dc.date.available2023-06-14T12:42:19Z-
dc.date.issued2023-05-17-
dc.identifier.otherCDD 372.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29397-
dc.descriptionGALVÃO, Claudia Marlene da Silva. A ludicidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS): pontos e contrapontos na prática pedagógica da educação infantil. 2023. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda a relação entre a ludicidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) na prática pedagógica da Educação Infantil. O objetivo geral deste estudo é investigar os pontos e contrapontos na utilização das TDICS como recursos lúdicos na prática pedagógica da Educação Infantil. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos três objetivos específicos: A) Analisar a relação entre a ludicidade e as TDICS na Educação Infantil; B) Identificar os benefícios e desafios da utilização das TDICS na prática pedagógica; e C) Propor diretrizes para uma abordagem equilibrada e eficaz da ludicidade mediada pelas TDICS na Educação Infantil. A questão de pesquisa que orienta este estudo é: "Como as TDICS podem contribuir para a ludicidade na prática pedagógica da Educação Infantil, considerando seus pontos positivos e desafios?". A justificativa para esta pesquisa reside na necessidade de compreender melhor como as TDICS podem ser integradas de forma adequada ao ambiente educacional, considerando os benefícios que podem trazer para o desenvolvimento das crianças, bem como os possíveis desafios e riscos. Os resultados deste estudo revelaram que a utilização das TDICS na Educação Infantil pode proporcionar experiências lúdicas enriquecedoras, estimulando a criatividade, a interação social e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. No entanto, também foram identificados desafios, como o excesso de estímulos e a necessidade de um equilíbrio entre o uso das TDICS e outras atividades lúdicas. Com base nos resultados, foram propostas diretrizes para uma abordagem equilibrada e eficaz da ludicidade mediada pelas TDICS na Educação Infantil, visando promover um ambiente educacional enriquecedor e seguro.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luandson Luís da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.titleA ludicidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS): pontos e contrapontos na prática pedagógica da educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Claudia Marlene da Silva GalvãoTCC - Claudia Marlene da Silva Galvão437.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito300.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.