Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29400
Título: O uso das metodologias ativas na educação infantil: processos de ensino e de aprendizagem
Autor(es): Albuquerque, Tamires de Lima
Palavras-chave: Educação Infantil
Metodologias Ativas
Processos de Ensino e Aprendizagem
Data do documento: 17-Mai-2023
Resumo: O presente artigo trata sobre uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. O trabalho tem como objetivo geral: Investigar o uso das metodologias ativas na educação infantil e seus efeitos nos processos de ensino e aprendizagem e para alcançar esse objetivo elegemos três específicos que são: A) Analisar as principais metodologias ativas utilizadas na educação infantil; B) Avaliar o impacto das metodologias ativas nos processos de ensino na educação infantil; C) Investigar os efeitos das metodologias ativas nos processos de aprendizagem na educação infantil. O artigo justifica-se pelo fato de trazer contribuições no processo de ensino e de aprendizagem na educação infantil com o auxílio das metodologias ativas. Partindo desse constructo buscamos responder a seguinte indagação: Como o uso das metodologias ativas na educação infantil influencia os processos de ensino e aprendizagem? Para isso, o artigo contou com uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo em educação ancorando-se prioritariamente nas nos acervos teóricos de: Moran (2018), Barbosa e Moura (2013), Freire (2000), entre outros. A pesquisa constatou que os métodos ativos são importantes recursos pedagógicos e se constituem como uma ferramenta indispensável no desenvolvimento das aulas, tornando o ensino mais criativo e prazeroso, além de tornar o aluno protagonista no seu processo de aprendizagem.
Descrição: ALBUQUERQUE, Tamires de Lima. O uso das metodologias ativas na educação infantil: processos de ensino e de aprendizagem. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29400
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tamires de Lima AlbuquerqueTCC - Tamires de Lima Albuquerque424.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito2.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.