Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Janiele Pereira-
dc.date.accessioned2023-06-16T12:44:38Z-
dc.date.available2023-06-16T12:44:38Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29405-
dc.descriptionSOUSA, Janiele Pereira de. A prática da ludicidade nas aulas de matemática na educação infantil. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA prática do lúdico no ensino aprendizagem contribui de forma significativa para o desempenho das crianças, principalmente quando é utilizado nas aulas de matemática, pois essa disciplina é tida como complicada e difícil de aprender. Assim, essa pesquisa busca compreender, como é praticada a ludicidade nas aulas de matemática na educação infantil?, com o objetivo geral de analisar a ludicidade presente nas aulas de matemática da educação infantil e com os objetivos específicos de identificar a metodologia usada pelos professores nas aulas de matemática; averiguar a disponibilidade de recursos didáticos que a escola possui; e registrar o uso de materiais lúdicos nas aulas de matemática. Foi utilizado como contribuição para a construção do embasamento teórico alguns autores como Andrade (2018); Carmo et al (2017); Melo (2010); Kishimoto (2010); Luckesi (2014); Moyles (2010); Santana (2019); e entre outros que abordam sobre a importância e o uso da ludicidade na educação infantil, bem como os benefícios que o uso do lúdico na disciplina de matemática proporciona às crianças, compreendendo também características que a Base Nacional Comum Curricular trás sobre o uso da matemática na educação infantil. A metodologia usada na pesquisa teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois se busca entender a prática dos professores na sala de aula em relação à ludicidade, bem como a quantidade de docentes que fazem o uso do lúdico na educação infantil. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada com professoras da educação infantil de duas escolas públicas e uma privada situadas no brejo paraibano, com a aplicação de um questionário. Assim, foi possível analisar como as professoras desenvolvem as aulas de matemática e se as mesmas compreendem que o lúdico contribui para um melhor entendimento do conteúdo, em sua prática docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA prática da ludicidade nas aulas de matemática na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Janiele Pereira de SousaTCC - Janiele Pereira de Sousa579.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.