Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29412
Título: Percepção ambiental dos discentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba sobre os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE)
Autor(es): Andrade, Alynne da Silva
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Gestão ambiental
Ensino Superior
Educação ambiental
Data do documento: 2-Jun-2023
Resumo: O crescimento econômico e o avanço tecnológico, em esfera global, nos últimos anos, provocaram um aumento exponencial no consumo de eletroeletrônicos. O consumismo desenfreado, atrelado a desinformação por parte do consumidor pode levar ao descarte de maneira incorreta desses produtos gerando consequências drásticas. Uma das maiores preocupações está relacionada aos materiais tóxicos presentes nesses produtos, que possuem grande potencial de causar danos ao meio ambiente e, por conseguinte, ao ser humano. Nesta perspectiva, o presente trabalho buscou investigar a percepção ambiental dos(as) discentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, a fim de verificar como estava fundamentada a percepção ambiental de tais discentes em relação à caracterização desses resíduos e quais as consequências do descarte inadequado dos REEE para o meio ambiente. Os resultados mostraram que 15,2% dos(as) entrevistados(as) desconhecem o que são os REEE e 31,6% não têm certeza se sabem o que são. Cerca de metade deles (50%) dispõem desses equipamentos em lixo comum ao final de sua utilidade, o que pode provocar consequências desastrosas ao meio ambiente e aos seres vivos. Embora a falta de informação e de pontos de coleta contribuam para o descarte inadequado, 100% dos(as) discentes acreditam que o lixo eletrônico é um problema para o meio ambiente, que todos têm a responsabilidade sobre sua gestão e apontaram diversas sugestões de como diminuir a produção excessiva e descarte inadequado dos REEE. Assim, acredita-se que essa temática deve ser amplamente divulgada para sociedade em todas as etapas da educação, desde os anos iniciais até o ensino superior, estendendo-se amplamente ao público em geral, para que haja sensibilização, mobilização e mudanças de atitudes quanto ao uso e descarte correto dos produtos eletrônicos após sua vida útil de maneira a não prejudicar o meio ambiente.
Descrição: ANDRADE, Alynne da Silva. Percepção ambiental dos discentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba sobre os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE). 2023. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29412
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Alynne da Silva Andrade.pdfTCC - Alynne da Silva Andrade794.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito66.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.