Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29419
Título: Qualidade de vida de adultos e idosos em isolamento social durante a pandemia da Covid-19
Autor(es): Mendes, Tulio Chaves
Palavras-chave: Envelhecimento
Qualidade de vida
Isolamento social
Covid-19
Data do documento: 26-Mai-2023
Resumo: No mundo ocorre uma transformação na dinâmica populacional com diminuição substancial nas taxas de fecundidade e crescimento populacional, fenômeno este denominada transição demográfica, e a pandemia da covid-19, declarada em março de 2020, provocou no estado, preocupações acerca do cuidado e medidas sociais de isolamento e distanciamento social, para adultos e idosos. Com isso, o estudo analisou e discutiu a qualidade de vida de adultos e idosos em isolamento social durante a pandemia da covid 19, assim como identificar acerca da utilização das mídias digitais de adultos e idosos. Participaram do estudo 21 pessoas acima de 50 anos, participantes de Projetos de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba do Campus I. Para avaliação da qualidade de vida dos idosos, foi utilizada a escala de Qualidade de Vida de Flanagan (QOLS), na qual mensura em escala de satisfação 1 a 7 pontos onde 1 significa muito insatisfeito e o 7 muito satisfeito. Também foi realizado um questionário próprio no qual foram coletados dados socioeconômicos, dados relacionados a realidade da convivência da pandemia, consequências do isolamento social e acesso ao uso das mídias digitais. Encontrou-se da associação significativa quanto aos dados quanto a prática de exercícios físicos e acesso a mídias digitais em relação a qualidade de vida dessa população. Conclui-se que a qualidade de vida é um importante parâmetro para mensurar em diversas populações, sejam adultos ou idosos, e a dificuldade de acesso a redes sociais ou aulas online, pode ter sido um importante fator que dificultou a interação social no período da pandemia.
Descrição: MENDES, Túlio Chaves. Qualidade de vida de adultos e idosos em isolamento social durante a pandemia da Covid-19. 2023. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29419
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Túlio Chaves MendesTCC - Túlio Chaves Mendes498.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito248.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.