Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29424
Título: Desafios e dificuldades da educação a distância e do ensino remoto no curso de ciências biológicas
Autor(es): Silva, Sayonara Lima
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial
Pandemia
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 14-Mar-2023
Resumo: Em meados de março de 2020, no Brasil, a organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o início de uma Pandemia, causada por um vírus chamado de coronavírus, causador da doença conhecida como COVID-19, que ceifou mais de 695 mil vidas no país, sem respeitar idade, raça ou classe social. Sendo assim, muitas atividades rotineiras da sociedade foram canceladas para evitar aglomerações e consequentemente disseminação do vírus. Sendo necessário a implementação emergencial do ensino remoto como alternativa para a educação de crianças, jovens e adultos de todo o país. Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que teve como objetivo promover reflexão acerca dos principais desafios e dificuldades enfrentados no decorrer do ensino remoto e educação a distância pelos graduandos. Metodologia: revisão bibliográfica foram provenientes da Scielo e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) onde foram encontrados, a partir dos descritores e selecionados os artigos que estivessem relacionados com a temática abordada nesta revisão. Após selecionados na base de dados, e analisados de acordo com o critério de exclusão, foram selecionados 12 artigos, no qual abordaram sobre os desafios e dificuldades da educação a distância e ensino remoto. Para aprofundar o questionamento levantado, foi utilizado como referencial teórico alguns autores como Silva e Arruda (2022); Silva (2021); Paiva (2020); Ludovico (2020); Bastos (2020) que discutem sobre o tema e fundamentam o estudo. Os resultados do presente estudo apontaram que os estudantes apresentaram dificuldades com: internet, a falta de ferramentas eletrônicas, administração do tempo, conciliação do estudo/trabalho, dentre outras.
Descrição: LIMA, sayonara. Desafios e dificuldades da educação a distância e do ensino remoto no curso de Ciências Biológicas. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29424
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sayonara Lima Silva.pdfTCC - Sayonara Lima Silva822.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito245.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.