Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29425
Título: Entomologia Forense: Uma análise métrica da produção científica no cenário mundial
Autor(es): Silva, Stefany Araújo
Palavras-chave: Xenobiótico
Ciências Forenses
Insetos
Pesquisa científica
Data do documento: 23-Set-2022
Resumo: A Entomotoxicologia Forense é definida como o uso de espécimes como fonte indireta de evidência toxicológica na ausência de uma amostra biológica direta para determinar a presença de xenobióticos no ambiente. Sendo assim, os insetos podem ser utilizados como indicadores biológicos de tóxicos ambientais, bem como podem atuar como substitutos fiéis para análises toxicológicas na ausência de tecidos e fluidos corporais em corpos em estado avançado de decomposição. A avaliação do conhecimento acumulado, ou seja, da produção científica na área, se faz necessária para conhecer o estado da arte e para que aflorem novos conhecimentos. Considerando que as técnicas bibliométricas contribuem para essa análise, o presente trabalho objetiva fazer uma análise quantitativa sobre a produção científica mundial voltada para a Entomotoxicologia Forense. A pesquisa contém um caráter exploratório e utilizou informações indexadas na base de dados Web of Science, pois oferece um nível de comparabilidade não encontrado em outros bancos de dados, além de ser reconhecida como a principal fonte mundial de citações. Através de uma busca bibliográfica, no período de 1942 a 2022 e utilizando as palavras-chave “Drug Analyses” and “Larvae”, foram encontradas 55 publicações científicas. Após a análise dos dados, é possível demonstrar o lento crescimento do número de publicações, o que está em parte relacionado ao fato de a toxicologia de insetos ser um campo de estudo relativamente recente. Pesquisas métricas futuras poderão fomentar a construção de uma conjuntura mais produtiva e a análise da divulgação científica.
Descrição: SILVA, Stefany Araújo. Entomotoxicologia forense: uma análise métrica da produção científica no cenário mundial. 2022.19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29425
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Stefany Araujo Silva.pdfTCC - Stefany Araújo Silva1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito176.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.