Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29436
Título: Propriedades medicinais da espécie Punica granatum L.: breve revisão histórica
Autor(es): Gomes, Natália Lourenço
Palavras-chave: Fitoterapia
Medicina popular
Plantas medicinais
Data do documento: 14-Jun-2023
Resumo: As plantas medicinais são constantemente utilizadas na tradição popular, especialmente, pelos seus efeitos benéficos na saúde humana. Esta pesquisa propôs-se a realizar uma breve revisão histórica sobre Punica granatum L. (romã). Foram abordados, principalmente, os usos da espécie como medicinal, bem como sua utilização a partir de estudos originais etnobotânicos, químicos e farmacológicos. A pesquisa tratou de uma revisão de caráter descritivo, realizando para tal, uma análise dos artigos publicados, com acesso aberto, nos últimos 20 anos, que estivessem alinhados com a temática da pesquisa. Foi obtido um total de 608 artigos, que após a aplicação dos filtros selecionados (descritores), resultou em 21 artigos. Após avaliação da bibliografia resultante, as análises revelaram que P. granatum apresenta uma diversidade de categorias de usos, principalmente, relativo aos usos medicinais, fitoterápicos e farmacológicos, sintetizados a partir de estudos etnobotânicos. Os polifenóis como os taninos e flavonóides caracterizam-se como os principais constituintes químicos da espécie. O estudo buscou contribuir com uma atualização de pesquisas revisionais de P. granatum na perspectiva de produzir análises da mesma nas linhas de estudos etnofarmacológicos.
Descrição: GOMES, Natália Lourenço. Propriedades medicinais da espécie Punica granatum L.: breve revisão histórica. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29436
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfTermo de depósito547.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Natália Lourenço Gomes.pdfTCC - Natália Lourenço Gomes485.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.