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dc.contributor.authorBrito, Klebsson Suevertom Barbosa-
dc.date.accessioned2023-06-27T14:00:37Z-
dc.date.available2023-06-27T14:00:37Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.issnCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29437-
dc.descriptionBRITO, Klebsson Suevertom Barbosa. Educação ambiental na percepção de professores da rede pública de ensino de Soledade-PB: estratégias metodológicas e desafios no processo de sensibilização. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Ambiental (EA) vem sendo incorporada como uma prática inovadora em diferentes aspectos nas escolas, entretanto, embora mudanças venham acontecendo no campo educacional ao longo dos anos, o ensino de ciências e biologia direcionado a EA ainda é tido como tradicional. Dessa forma, numa perspectiva de avaliar como as questões ambientais vêm sendo trabalhadas nas escolas enquanto meio para formar cidadãos conscientes, este trabalho objetivou investigar a percepção ambiental de 13 professores de Ciências (ensino fundamental II) e Biologia (ensino médio) no ensino da EA de 03 escolas da rede estadual/municipal da cidade de Soledade/PB e compreender, através dos seus discursos, a influência dessa percepção na prática pedagógica, identificando quais estratégias metodológicas são utilizadas e de que forma elas contribuem no processo de sensibilização da comunidade acadêmica. Para isso, foi realizado um estudo exploratório-descritivo, com abordagem quali-quantitativa, com uso de um questionário semiestruturado. Os resultados obtidos evidenciaram que os professores de Ciências/Biologia das escolas estaduais e municipais de Soledade/PB ainda adotam predominantemente uma abordagem de ensino tradicionalista, pautado pelo uso Aulas expositivas (17%), demonstrações práticas (17%) e simulações (16%), correspondendo a 50% das citações dos professores. Contudo, o êxito na aprendizagem e na sensibilização dos alunos está relacionado diretamente às estratégias metodológicas empregadas pelo educador, sendo que as metodologias mais eficientes e lúdicas são aquelas que promovem a interação do discente como parte integrante do processo de aprendizagem. Alguns recursos didáticos foram apontados como quase nunca/nunca utilizados, a exemplo da dramatização (14%) e paródias musicais (10%). Sabe-se que quanto mais variadas as estratégias metodológicas empregadas, maior o desenvolvimento de habilidades e competências por parte dos alunos, o que contribui com a aprendizagem significativa. Portanto, a expectativa é que esse estudo possa estimular uma reflexão sobre a necessidade de mudanças de paradigmas no contexto educacional, especialmente no que diz respeito à adoção de novas metodologias para o ensino da EA, contribuindo para soluções para os desafios no processo de sensibilização e aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profª. Drª. Adrianne Teixeira Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectEstratégias metodológicaspt_BR
dc.titleEducação ambiental na percepção de professores da rede pública de ensino de Soledade-PB: estratégias metodológicas e desafios no processo de sensibilizaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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