Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29439
Título: O ensino de probabilidade a partir de planilhas eletrônicas: explorando funções básicas
Autor(es): Souza, José Jozivanio de
Palavras-chave: Ensino de probabilidade
Planilhas eletrônicas
Recurso didático
Formação docente
Matemática
Data do documento: 27-Jun-2023
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo principal analisar as potencialidades das planilhas eletrônicas como recurso didático para trabalhar com noções básicas do cálculo de Probabilidade. Partindo do trabalho de Cavalcante (2018) que mostrou que a formação dos futuros professores de Matemática em relação à probabilidade ainda apresenta dificuldades e a partir da nossa experiência como estudantes da Licenciatura, observarmos que as planilhas eletrônicas têm diversos recursos que podem ser explorados durante a formação. Desta maneira, nossa questão norteadora foi: quais as potencialidades das planilhas eletrônicas como recurso didático para trabalhar com noções básicas do cálculo de Probabilidade? Para fundamentar nosso trabalho utilizamos textos sobre a formação de professores e as principais recomendações sobre o ensino de probabilidade. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório e documental, tendo em vista que nosso trabalho foi centrado na análise da literatura sobre o ensino de probabilidade e sobre trabalhos que usaram as planilhas como recurso didático. O principal resultado foi a percepção de que existem diversas funções que podem ser utilizadas nas planilhas eletrônicas que estão ligadas aos conhecimentos de probabilidade no Ensino Fundamental e Médio, conforme os documentos curriculares nacionais vigentes.
Descrição: SOUZA, J. J. O ensino de probabilidade a partir de planilhas eletrônicas: explorando funções básicas. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29439
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Jozivanio de Souza.pdfPDF - José Jozivanio de Souza886.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito278.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.