Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, José Marcelo de Souza-
dc.date.accessioned2023-06-29T10:13:43Z-
dc.date.available2023-06-29T10:13:43Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29456-
dc.descriptionLIMA, J. M. S. Educação financeira na escola: uma proposta envolvendo a modelagem matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNa sociedade do consumo atual, a busca por conhecimentos sobre como lidar e gerenciar de forma adequada as nossas finanças é algo cada vez mais necessário. Nesse sentido, acreditamos que os estudos em Educação Financeira são essenciais na formação de um cidadão crítico e por isso defendemos que essa temática deva estar mais presente na Educação Básica. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa foi identificar contribuições do trabalho com a Educação Financeira nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de situações reais. Nossa abordagem teórica discutiu sobre os benefícios que a implementação dessa temática traria aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de um trabalho conjunto com a modelagem matemática, a fim de possibilitar a contextualização das situações trabalhadas aproximando-as de situações reais (SANTOS, 2014). A pesquisa realizada e descrita nesse trabalho é do tipo qualitativa (GUERRA, 2014). Para a coleta de dados, utilizamos uma sequência didática adaptada a partir da atividade “embalagens”, proposta por Biembengut e Hein (2011), além de um questionário aplicado ao final da atividade. A pesquisa foi realizada com uma turma do 9º Ano da Escola Municipal Maria Lauriceia de Freitas na cidade de Monteiro-PB. Com base na análise dos dados percebemos que os alunos se propuseram a participar da atividade se mostrando interessados pela proposta. A análise do questionário demonstrou que a escola pode contribuir mais e melhor com aspectos ligados à Educação Financeira.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof. Dra. Marília Lidiane Chaves da Costa Alcantarapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.titleEducação financeira na escola: uma proposta envolvendo a modelagem matemática nos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Marcelo de Souza Lima.pdfPDF - José Marcelo de Souza Lima1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito229.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.