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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Diniz, Ana Clara Martins | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-29T18:13:35Z | - |
dc.date.available | 2023-06-29T18:13:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 341.481 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29468 | - |
dc.description | DINIZ, Ana Clara Martins. Educação em Direitos Humanos a partir da periferia e a experiência do projeto Resista: Descolonizando o ensino de Relações Internacionais. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste no relato da minha experiência no Resista, grupo de pesquisa e extensão em Educação, Direitos Humanos e Decolonialidade da Universidade Estadual da Paraíba. O objetivo é trazer a minha perspectiva, como estudante de Relações Internacionais, para refletir sobre a importância da educação crítica e decolonial em direitos humanos no ensino de Relações Internacionais e sobre o papel das/dos sujeitas/os subalternizadas/os na sua transformação pessoal e, consequentemente, na transformação social, por meio do processo de aprendizagem acerca do passado colonial e da colonialidade do poder que subalternizam os povos e sujeitas/os periféricos no presente. Busco responder de que forma a educação crítica em direitos humanos pode contribuir para a desconstrução da referida colonialidade vigente. Para tanto, busco fazer uma contextualização histórica do processo de colonização e seus desdobramentos, como o epistemicídio e o apagamento das lutas de resistência dos povos colonizados e suas reverberações no ensino formal em geral e no ensino das Relações Internacionais em particular, nas sociedades ocidentalizadas. Em seguida, com base nos estudos pós-coloniais e decoloniais e na pedagogia crítica freireana, discuto a construção dos aparatos de defesa de Direitos Humanos na contemporaneidade relacionando isto à abordagem teórica dos direitos humanos no curso de Relações Internacionais (RI) da UEPB. A terceira parte do trabalho é dedicada ao relato da minha experiência no Resista, grupo de educação, direitos humanos e decolonialidade do curso de Relações Internacionais da UEPB, e de como ela contribuiu para a construção de uma consciência pessoal crítica sobre a academia e a prática política internacional. Concluo apontando a necessidade de ampliação das discussões críticas sobre os direitos humanos e a história dos povos oprimidos no curso de RI e da implementação de projetos de educação em direitos humanos em perspectiva crítica no âmbito acadêmico e escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Raquel Bezerra Cavalcanti Leal de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.title | Educação em Direitos Humanos a partir da periferia e a experiência do projeto Resista: descolonizando o ensino de Relações Internacionais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 52 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Ana Clara Martins Diniz | 367.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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