Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29471
Título: Negligência familiar e institucionalização da infância no Brasil: uma análise conceitual e histórica
Autor(es): Silva, Maria Niegia Lourenço da
Palavras-chave: Negligência Familiar
Infância e adolescência
Violação de direitos
Institucionalização da infância
Data do documento: 28-Jun-2023
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente artigo aborda a temática da negligência familiar e sua interface com o processo de institucionalização da infância, buscando mostrar como a negligência sempre fez parte do tratamento dado à infância pela a sociedade e o Estado brasileiro, desde a vinda das crianças nas naus portuguesas até o período colonial, na qual as práticas de abandono e negligência são observadas na roda dos expostos. Quando somente no século XX, com a constituição cidadã, que dá base para a construção do Estatuto da Criança e do Adolescente, com a Lei 8069/90 que preconiza a proteção integral durante o período da infância e adolescência e reforça a responsabilização do Estado, da sociedade e da família mediante os cuidados e a proteção para com as crianças e adolescentes. Entretanto, é sobre as famílias, que recaem no contexto atual as maiores críticas formuladas a respeito de como se estabelecem, no imediatismo do aparelho estatal, em se isentar da responsabilidade do cuidado, repassando de maneira integral e exclusiva tal responsabilidade para as famílias, que ao não suprirem as necessidades de sua prole, pelas consequências da desproteção promovida por esse próprio Estado, são classificadas como desestruturadas e negligentes, identificadas como fora do ̈modelo ideal¨, e como resultado do cenário de desproteção em que estão inseridas e da criminalização da pobreza que incide nas sentenças judiciais de suspensão e destituição do poder familiar, tem-se a institucionalização como medida protetiva. Porém, é de suma importância entender que as famílias permanecem dinâmicas e suas configurações sofrem alterações de acordo com as modificações que a sociedade sofre, e que o contexto atual de crise, precarização das condições de vida, trabalho e desmonte das políticas públicas, incidem sobre as famílias, acarretando por vezes, a reprodução da desproteção que incide sobre estas, ocasionando formas de manifestação de violação de direitos contra sua prole.
Descrição: SILVA, M. N. L. da. Negligência familiar e institucionalização da infância no Brasil: uma análise conceitual e histórica. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29471
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Niegia.pdfPDF - Maria Niegia Lourenço da Silva519.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC Maria Niegia.pdfTermo de depósito220.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.