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dc.contributor.authorAraújo, Ana Paula de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-06-30T12:49:10Z-
dc.date.available2023-06-30T12:49:10Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29476-
dc.descriptionARAÚJO, Ana Paula de Oliveira. Aula de campo como mediação pedagógica em Geografia no ensino médio: o caso do curso Técnico de Agropecuária do Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros” – CAVN, Bananeiras/PB. 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs conhecimentos geográficos são fundamentais à formação do sujeito crítico, reflexivo e livre. Logo, técnicas de ensino precisam ser exploradas para melhorar a eficiência na aprendizagem de Geografia. As metodologias ativas são ferramentas de ensino que têm como princípio fazer do estudante o protagonista no processo de aprendizagem. As aulas de campo são consideradas excelentes exemplos de métodos que simplificam e dinamizam o ensinar e o aprender. O objetivo desse trabalho é discutir as aulas de campo como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia, na fase final da educação básica (Ensino Médio). A análise parte de investigação quali-quantitativa, inserida na abordagem hipotético-dedutiva. Foram elaborados questionários para se analisar o método da aula de campo a partir da perspectiva discente e docente. Os questionários foram aplicados a 40 estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros”, Bananeiras/PB e ao corpo docente da disciplina de Geografia da mesma instituição, que soma duas pessoas. Os resultados mostraram que as aulas de campo são bem aceitas, tanto pela comunidade discente, quanto pelo corpo docente. Os estudantes destacaram que as aulas de campo são eficientes para facilitar o entendimento dos conteúdos teóricos e sugerem que essa prática seja mais recorrente. Concluiu-se que as aulas de campo são importantes ferramentas metodológicas de ensino-aprendizagem; são práticas com ampla aceitação pelas partes envolvidas e pela literatura; e, apesar das dificuldades e limitações, os benefícios gerados pela prática da aula de campo fazem compensar os esforços e investimentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Luciene Vieira de Arrudapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAula de campopt_BR
dc.subjectCiências Geográficaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleAula de campo como mediação pedagógica em Geografia no ensino médio: o caso do curso Técnico de Agropecuária do Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros” – CAVN, Bananeiras/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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