Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29498
Título: Um estudo documental sobre o ensino da oralidade e o gênero podcast na Base Nacional Comum Curricular e nas Propostas Curriculares do estado da Paraíba
Autor(es): Araújo, Jessica Afonso Bibiano de
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa
Oralidade
Podcast
Sequência didática
Data do documento: 20-Jun-2023
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa documental, de cunho bibliográfico e qualitativo, investigando a oralidade e o gênero podcast como uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento das práticas orais no contexto educacional e, para tanto, com base nessa investigação, tem como objetivo geral sinalizar uma proposta de intervenção que poderá ser aplicada em sala de aula. Sendo assim, iremos discutir acerca do ensino da Língua Portuguesa conforme trazido na Base Nacional Comum Curricular — BNCC (BRASIL, 2018), documento brasileiro de caráter normativo, bem como nas Propostas Curriculares do Estado da Paraíba (PARAÍBA, 2020), que surgiram para auxiliar os profissionais da educação básica, Ensino Fundamental e Médio, conforme as necessidades dos 223 municípios que compõem o território paraibano. Para embasar nossa análise e discussões, consideramos as contribuições teóricas de Bakhtin (2003), Marcuschi (2001; 2008; 2010), Rojo (2004; 2005) e Travaglia et al. (2013), no que diz respeito aos gêneros discursivos, textuais e orais. Também levamos em conta as noções de Cruz (2009) em relação ao artefato tecnológico podcast, além das perspectivas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre o planejamento e desenvolvimento das sequências didáticas, entre outros. Em síntese, notamos que estes documentos norteadores da educação reconhecem a oralidade como um aspecto essencial para o desenvolvimento das habilidades comunicativas, e o podcast como um artefato da prática de oralidade no contexto educacional.
Descrição: ARAÚJO, Jessica Afonso Bibiano de. Um estudo documental sobre o ensino da oralidade e o gênero podcast na Base Nacional Comum Curricular e nas Propostas Curriculares do estado da Paraíba. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29498
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jessica Afonso Bibiano de AraújoTCC - Jessica Afonso Bibiano de Araújo4.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito141.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.