Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29508
Título: A leitura de literatura e a representação social do personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato: uma pesquisa no contexto do 9º ano, do ensino fundamental
Autor(es): Melo, Edner Oliveira de
Palavras-chave: Literatura
Leitura crítica
Urupês
Monteiro Lobato
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: Este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura do personagem Jeca Tatu, da obra Urupês, de Monteiro Lobato. A literatura como um fator de construção de sentidos é fundamental no desenvolvimento da criticidade do leitor e a presença da literatura no ambiente da escola também cumpre esse papel. Dessa maneira, a escolha pelo conto Urupês, de Monteiro Lobato, deu-se em virtude do enfoque crítico e social observável através do personagem, como também, seu viés de representação social. A justificativa para esta pesquisa está na importância de se discutir a relevância da literatura dentro e fora da sala de aula, a partir de obras que promovam o olhar crítico sobre a sociedade. Dessa forma, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e descritiva, com a aplicação de um questionário sobre a primeira impressão do texto, em uma turma de 9.º ano, do Ensino Fundamental. A pesquisa aporta-se nos estudos de Antunes (2003), Carvalho (2015), Cosson (2009), Rangel (2011), dentre outros pesquisadores, bem como nos Parâmetros Currriculares Nacionais (PCNs) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O resultado mostra como o Jeca Tatu volta os olhos do leitor para a adversidade enfrentada pelo camponês, no que se refere ao descaso com as bases sociais.
Descrição: MELO, Edner Oliveira de. A leitura de literatura e a representação social do personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato: uma pesquisa no contexto do 9º ano, do ensino fundamental. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29508
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Edner Oliveira de MeloTCC - Edner Oliveira de Melo446.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito470.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.