Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29533
Título: Os impactos da literacia digital para a Arquivologia contemporânea: a realidade do corpo funcional dos arquivos da CAGEPA, PBPREV e SEAD
Autor(es): Santos, Ana Carolina Soares
Palavras-chave: Tecnologias da Informação
Literacia digital
Arquivologia contemporânea
Competências digitais e informacionais
Data do documento: 15-Jun-2023
Resumo: As Tecnologias da Informação (TI) ocupam mais espaço, em diversas áreas, na sociedade. Mesmo que elas estejam presentes há mais de 20 anos, a carência da Literacia Digital ainda é contemplada em algumas pessoas. Observa-se que os Arquivos são influenciados, diretamente, pelo impacto das TI, o que resulta na necessidade de terem colaboradores capacitados para se adaptarem às novas maneiras de trabalho. Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar os impactos da limitação (ou não) de Literacia Digital dos servidores nos Arquivos para enfrentar os desafios da Arquivologia Contemporânea. E para isso, pretende-se mostrar a importância da Literacia Digital nos Arquivos na contemporaneidade; analisar a realidade dos Arquivos da CAGEPA, PBPREV e SEAD acerca da ausência ou não de adquirir/desenvolver a Literacia Digital e; identificar o grau de Literacia Digital dos profissionais dos Arquivos pesquisados. Trata-se de uma pesquisa participante nos arquivos, exploratória e descritiva. A coleta será realizada pela observação in loco e por uma entrevista semiestruturada, a qual possibilitará a compreensão da realidade dos colaboradores dos Arquivos. Quanto aos resultados, espera-se que o projeto instigue: 1. os órgãos a investirem na Literacia Digital para que os serviços arquivísticos sejam aprimorados e; 2. a comunidade científica a fim de investigar e desenvolver estudos voltados à Literacia Digital, em específico, na área da Arquivologia.
Descrição: SANTOS, Ana Carolina Soares. Os impactos da literacia digital para a Arquivologia contemporânea: a realidade do corpo funcional dos arquivos da CAGEPA, PBPREV e SEAD. 2023. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29533
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Carolina Soares SantosTCC - ANA CAROLINA1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito344.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.