Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Caroline Santos da-
dc.date.accessioned2023-07-06T12:37:00Z-
dc.date.available2023-07-06T12:37:00Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29551-
dc.descriptionSILVA, Caroline Santos da. O brincar na pré-escola: importância e contribuição para a elaboração do planejamento escolar constituído por práticas significativas. 2023. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA referente pesquisa abordará questões relacionadas à importância dos jogos e das brincadeiras nas salas da pré-escola, com enfoque nas suas contribuições para a elaboração do planejamento escolar que acolha as necessidades de aprendizagens das crianças. Considerando a relevância de conhecer os meios pelos quais os professores podem observar, avaliar e compreender a sua turma em momentos das brincadeiras e assim ter em seu planejamento, práticas que acolham as necessidades de todos os seus alunos. O objetivo principal é oportunizar a compreensão da importância dos jogos e das brincadeiras na pré-escola, apresentando as ferramentas fundamentais para a ação da observação feita pelo professor para a construção de planos educacionais que ajude a solucionar as necessidades de aprendizagem das crianças no espaço escolar. Utilizando como suporte teórico os trabalhos de Barreto (2017), Bacelar (2009), Horn (2017), Lima (2018), Moyles (2002), Moyles et. al (2006), dentre outros autores. Portanto, a pesquisa de ordem qualitativa e quantitativa foi desenvolvida por uma análise bibliográfica para a fundamentação teórica sobre os conceitos e apresentação. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo, que foi realizada pela de entrega do questionário com 12 professores da pré-escola, para análise dos dados em relação ao brincar na educação infantil e a ação do professor em observar e compreender as crianças, e o seu trabalho em incluir as necessidades das crianças em seu planejamento educacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectNecessidades de aprendizagempt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.titleO brincar na pré-escola: importância e contribuição para a elaboração do planejamento escolar constituído por práticas significativaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Caroline Santos da SilvaTCC - Caroline Santos da Silva613.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito150.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.