Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29591
Título: Consciência fonológica na alfabetização através de jogos pedagógicos: Práticas na educação infantil
Autor(es): Nascimento, Bruno Francisco do
Palavras-chave: Consciência fonológica
Consciência da sílaba
Jogos pedagógicos
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: Este trabalho teve como objetivo refletir acerca do uso de jogos pedagógicos para o desenvolvimento da habilidade de consciência fonológica. Como também, entender como o mesmo pode potencializar a consciência fonológica na alfabetização. Como fundamentação teórica, esse trabalho utiliza estudos como de: Seara, Nunes e Volcão (2019) e Lamprecht et al. (2012), no que tanja a análise consciente das estruturas formais da língua e na capacidade de reflexão e manipulação consciente dos sons da fala. Foram discutidos ainda, como os jogos aplicados na intervenção didática foram relevantes em sala de aula, bem como a consciência no nível da sílaba. Na metodologia, realizamos uma abordagem qualitativa e intervencionista na qual aplicamos jogos pedagógicos para verificar como seria o engajamento dos alunos nesse sentido. Discutimos os objetivos didáticos dos jogos como também os recursos (jogos lúdicos) a serem utilizados para a intervenção. Na intervenção, o pesquisador foi o professor nos momentos em que os jogos foram realizados. Posteriormente, nos resultados e discussões do treinamento com os jogos, obtivemos uma maior interação entre os alunos, como também um maior interesse entre os alunos e entre a professora da turma que começou a utilizar sites nos quais contém atividades envolvendo a consciência fonológica, bem como nos questionou bastante sobre como poderia usar os jogos. Encontramos alguns desvios fonológicos que ocorreram durante aplicação dos jogos, e as dificuldades que alguns alunos mostraram em realizar tarefas silábicas que os jogos pediam. E por fim, essa pesquisa mostrou como o uso dos jogos potencializou o ensino de consciência fonológica nos anos iniciais, causando interação e engajamento entre os alunos.
Descrição: NASCIMENTO, Bruno Francisco do. Consciência fonológica na alfabetização através de jogos pedagógicos: Práticas na educação infantil. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29591
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bruno Francisco do NascimentoTCC - Bruno Francisco do Nascimento789.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito201.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.