Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29605
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Paula Cordeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T14:57:50Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10T14:57:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29605 | - |
dc.description | SILVA, Maria Paula Cordeiro da. Desafios para a educação do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na sala regular de ensino. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo geral refletir os desafios para a educação de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), buscando melhor assimilar o papel do professor da sala de aula regular frente à superação dos desafios identificados na turma do 5° ano B numa escola pública do município de Guarabira-PB. No que diz respeito aos objetivos específicos, a pesquisa buscou: a) Conceituar o que é o TDAH; b) Discorrer sobre as causas do TDAH; c) Expor sobre como é feito o diagnóstico do TDAH; d) Apresentar os desafios para a educação escolar de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A metodologia deste trabalho traz uma pesquisa de cunho qualitativo de caráter exploratório. Para a coleta dos dados foi realizada observação de um estudante com TDAH e foi aplicado um questionário a uma professora do 5º ano e, a partir desses instrumentos, foi realizado um estudo de caso. Para a fundamentação teórica foram consultados sites como: Scielo, Google Acadêmico e a Biblioteca da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e textos de autores, tais como Silva (2014), Barkley (2022), Fonseca (2016) e documentos oficiais, no que se refere às políticas públicas educacionais, tais como: a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), e a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990). Por fim, para coleta de dados foi aplicado um questionário on-line com a professora da sala regular de ensino do 5° ano B. Conclui-se que o estudo sobre esta temática é relevante para compreender como ajudar na superação de dificuldades encontradas no trabalho junto aos estudantes com TDAH. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Débora Regina Fernandes Benício | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Sala regular de ensino | pt_BR |
dc.title | Desafios para a educação do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na sala regular de ensino | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Paula Cordeiro da Silva | TCC - Maria Paula Cordeiro da Silva | 830.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 357.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.