Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29607
Título: A reforma psiquiátrica no Brasil e o movimento de luta antimanicomial - avanços e desafios atuais
Autor(es): Alves, Amanda Sousa
Palavras-chave: Antimanicomial
Reforma Psiquiatrica
Saúde Mental
Data do documento: 19-Jun-2023
Resumo: As mudanças da saúde mental no Brasil são resultados de lutas dos movimentos que buscam a transformação do lugar social da loucura, esse processo é denominado de Reforma Psiquiátrica. Iniciado por meio do Movimento de Trabalhadores em Saúde Mental - MTSM, que em 1987 com o lema ''Por uma sociedade sem manicômios'' chama atenção de toda sociedade para a questão da loucura e para a responsabilidade de transformar a realidade dos usuários com sofrimento mental. Desta forma o MTSM se transforma no Movimento Nacional de Luta Antimanicomial - MNLA, que passa agregar além dos trabalhadores da saúde mental os usuários e familiares, buscando romper com o modelo manicomial e reivindicar uma Reforma Psiquiátrica transformadora da realidade. Considerando os avanços da saúde mental no Brasil envolvendo as intervenções do MNLA como principal sujeito que luta por essas transformações, esse trabalho teve como objetivo a análise desses avanços, assim como apontar para os desafios históricos e atuais do Movimento. Por fim, entendemos que o processo da Reforma Psiquiátrica ainda tem um longo caminho a ser seguido apesar dos avanços, esse processo só será possível com a transformação social do lugar destinado à loucura, e o Movimento Nacional de Luta Antimanicomial tem um importante papel nesse processo da Reforma Psiquiátrica.
Descrição: ALVES, Amanda Sousa. A reforma psiquiátrica no Brasil e o movimento de luta antimanicomial - avanços e desafios atuais. 2023. Trabalho de conclusão de curso (graduação em serviço social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29607
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Sousa Alves.pdfPDF - Amanda Sousa Alves255.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ficha de deposito.pdfFicha de deposito213.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.