Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Hemilly Adriany da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-10T15:09:23Z-
dc.date.available2023-07-10T15:09:23Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29611-
dc.descriptionBORGES, Hemilly Adriany da Silva. A geografia em uma sala de aula inclusiva [manuscrito]: observações na Escola Municipal João Alves Torres em Araruna- PB, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023pt_BR
dc.description.abstractÉ de suma importância que a inclusão seja tratada e colocada em prática na sala de aula. Para que os/as alunos/as, desde tenra idade, estejam habituados/as a respeitar as diferenças existentes entre eles/elas, assim esse trabalho objetiva discutir sobre a inclusão de alunos/as com deficiências motoras e intelectuais em sala de aula, durante as aulas de Geografia, com base nas observações realizadas durante o Estágio Supervisionado em Geografia II na escola Municipal João Alves Torres da cidade de Araruna/PB, nas turmas de 6º ano, hoje 7º. Para alcançarmos o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, que envolveu as salas estudadas, foram observadas a dinâmica da turma com relação ao desenvolvimento de atividades curriculares, convivência em grupo e inclusão de colegas autistas e com dificuldades motoras e intelectuais. Adotou-se o método hermenêutico fenomenológico a fim de valorizar a vivência e as experiências do grupo. Assim foi possível compreender que a inclusão é fundamental, mas é normal que o/a professor/a em sala de aula encontre determinadas dificuldades e desafios para encontrar uma maneira de trabalhar a Geografia de maneira didática em sala, ensinar o respeito e assistir cada aluno/a nas suas particularidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dr. Luiz Arthur Pereira Saraivapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.subjectaulaspt_BR
dc.subjectgeografiapt_BR
dc.subjectalunospt_BR
dc.titleA geografia em uma sala de aula inclusiva: observações na escola municipal João Alves Torres em Araruna/PBpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdf247.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC- HEMILLY ADRIANY DA SILVA BORGES.pdf701.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.