Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29611
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borges, Hemilly Adriany da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T15:09:23Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10T15:09:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29611 | - |
dc.description | BORGES, Hemilly Adriany da Silva. A geografia em uma sala de aula inclusiva [manuscrito]: observações na Escola Municipal João Alves Torres em Araruna- PB, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023 | pt_BR |
dc.description.abstract | É de suma importância que a inclusão seja tratada e colocada em prática na sala de aula. Para que os/as alunos/as, desde tenra idade, estejam habituados/as a respeitar as diferenças existentes entre eles/elas, assim esse trabalho objetiva discutir sobre a inclusão de alunos/as com deficiências motoras e intelectuais em sala de aula, durante as aulas de Geografia, com base nas observações realizadas durante o Estágio Supervisionado em Geografia II na escola Municipal João Alves Torres da cidade de Araruna/PB, nas turmas de 6º ano, hoje 7º. Para alcançarmos o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, que envolveu as salas estudadas, foram observadas a dinâmica da turma com relação ao desenvolvimento de atividades curriculares, convivência em grupo e inclusão de colegas autistas e com dificuldades motoras e intelectuais. Adotou-se o método hermenêutico fenomenológico a fim de valorizar a vivência e as experiências do grupo. Assim foi possível compreender que a inclusão é fundamental, mas é normal que o/a professor/a em sala de aula encontre determinadas dificuldades e desafios para encontrar uma maneira de trabalhar a Geografia de maneira didática em sala, ensinar o respeito e assistir cada aluno/a nas suas particularidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr. Luiz Arthur Pereira Saraiva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | inclusão | pt_BR |
dc.subject | aulas | pt_BR |
dc.subject | geografia | pt_BR |
dc.subject | alunos | pt_BR |
dc.title | A geografia em uma sala de aula inclusiva: observações na escola municipal João Alves Torres em Araruna/PB | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | 247.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
TCC- HEMILLY ADRIANY DA SILVA BORGES.pdf | 701.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.