Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29627
Título: Os impactos da pandemia da covid-19 no trabalho do(a) assistente social na área da saúde
Autor(es): Gomes, Larissa de Brito
Palavras-chave: Serviço social
Covid-
Desafios
Pandemia
Data do documento: 29-Jun-2023
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo principal analisar os desafios que se apresentaram à prática profissional dos/as assistentes sociais inseridos na política de saúde durante o período pandêmico, discutindo a importância das orientações e posicionamentos do conjunto CFESS/CRESS a categoria profissional, a partir das publicações nos anais do XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBASS), de 2022. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental que teve como principal fonte de dados os trabalhos publicados nos anais do CBASS do ano mencionado. Na fase do levantamento de dados identificamos 15 artigos, mas após a leitura dos mesmos consideramos que apenas 7 correspondiam ao nosso objeto de estudo. A análise dos referidos artigos foi fundamentada no método crítico dialético, com abordagem qualitativa. Neste trabalho, inicialmente elaboramos uma breve discussão sobre a crise sanitária e a trajetória da saúde pública no Brasil, posteriormente, buscamos evidenciar como se deu o enfrentamento da pandemia e as estratégias utilizadas pelo governo Bolsonaro. De acordo com a pesquisa realizada, buscamos trazer uma análise dos desafios que atravessaram a atuação do serviço social na saúde enquanto profissional que atuou na linha de frente do Covid-19, destacando os impactos refletidos no cotidiano profissional. Concluímos que tais desafios foram enfrentados com base nas orientações/direcionamentos do conjunto CFESS/CRESS aos profissionais assistentes sociais da área da saúde, que orientaram as atividades profissionais e direcionaram os/as assistentes sociais a se aterem as suas atribuições e competências, as quais consideramos como de suma importância para o desenvolvimento das atividades profissionais no cenário assolado pela pandemia. Nesse contexto, evidenciamos o aumento do desgaste físico e mental dos/as profissionais frente as longas jornadas de trabalho. Foi um período marcado por inúmeros desafios que trouxeram impactos para a atuação profissional, dentre eles, destacam-se: a dificuldade de acesso na distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a equipe de serviço social; aceleração do ritmo de trabalho; dilemas éticos e técnicos acarretados pelo trabalho remoto no tocante a resguardar a privacidade e os direitos dos usuários, dentre outros aspectos. Evidenciamos a imposição de requisições institucionais indevidas por parte das instituições empregadoras, que não condizem com as atribuições e competências profissionais do serviço social na saúde, como a comunicação de óbito e o repasse de boletim clinico do paciente, reiterando velhas práticas conservadoras que voltaram de forma acentuada durante a pandemia.
Descrição: GOMES, Larissa de Brito. Os impactos da pandemia da Covid-19 no trabalho do(a) Assistente Social na área da saúde. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29627
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LARISSA VERSÃO FINAL PÓS BANCA em pdf (2) (1).pdfPDF - Larissa de Brito Gomes.pdf895.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo de Depósito.pdf476.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.