Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29633
Título: A Verdade - O jornal construído para a classe trabalhadora
Autor(es): Arruda, Jaciela Nayara Cordeiro de
Palavras-chave: Jornalismo
Livro-reportagem
Reportagem biográfica
Data do documento: 27-Jun-2023
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: “A Verdade - O jornal construído para a classe trabalhadora” é um livro-reportagem produzido com o objetivo de registrar a história e legado na formação política de milhares de pessoas, sendo um dos principais veículos de imprensa alternativa, independente e popular em circulação no Brasil. Trajetória essa que tem crescido dia após dia, mas ainda não foi registrada nos livros da história da mídia popular brasileira. A narrativa se constitui das entrevistas feitas com a direção do jornal e a inserção da jornalista na história, a fim de retomar e deixar registrado como o partido (PCR- Partido Comunista Revolucionário) de dezenas que perdeu seus heróis para a ditadura militar conseguiu fundar e manter por 23 anos um jornal impresso independente e popular. Para isso, foi realizada pesquisa documental de caráter qualitativo, junto a livros e materiais internos do Partido e junto aos sites das diferentes organizações que constroem o jornal, que outrora noticiaram o surgimento e os feitos do jornal, além de realização de entrevistas com Rafael Freire, jornalista responsável pelo JAV e demais fontes que vivenciaram momentos de sua história. Como resultado, essa produção pode elencar informações, conhecimento e visão crítica do leitor sobre a necessidade desse tipo de registro para área do jornalismo e para a sociedade.
Descrição: ARRUDA, J. N. C. de. A Verdade - O jornal construído para a classe trabalhadora. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29633
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Jaciela Nayara Cordeiro de Arruda(Relatório).pdfPDF-Jaciela Nayara Cordeiro de Arruda (Relatório)804.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF-Jaciela Nayara Cordeiro de Arruda(Livro).pdfPDF- Jaciela Nayara Cordeiro de Arruda (Livro)17.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito88.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.