Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Neto, Valdemar Grangeiro da-
dc.date.accessioned2023-07-12T13:26:18Z-
dc.date.available2023-07-12T13:26:18Z-
dc.date.issued2023-05-17-
dc.identifier.otherCDD 370.111-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29654-
dc.descriptionSILVA NETO, Valdemar Grangeiro da. A utilização de metodologias ativas na educação infantil: Pontos e contra-pontos. 2023. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo científico aborda a utilização das metodologias ativas na Educação Infantil, com o objetivo geral de analisar os pontos e contrapontos dessa abordagem pedagógica. Com objetivos específicos de contribuições acerca do desenvolvimento integral da criança, partindo do pressuposto que é uma forma de oportunizar à criança aprendizagens de acordo com a realidade, que desenvolvem autonomia, responsabilidade, capacidades emocionais, cognitivas e sociais. O objetivo foi conhecer como a metodologia ativa na Educação Infantil pontos e contrapontos podem contribuir para o desenvolvimento integral da criança, e para ser alcançado percorreu-se os seguintes objetivos específicos: conhecer as metodologias ativas aplicadas na Educação Infantil; discorrer sobre os benefícios da utilização de metodologias ativas de aprendizagem na educação; e levantar os principais desafios na implementação de metodologias ativas de aprendizagem por projetos na Educação infantil.Este artigo adotou uma abordagem qualitativa, e a pesquisa bibliográfica foi conduzida com base em estudos de autores como Morán (2018), Oliveira (2015) e Souza (2019), que se destacam na temática das metodologias ativas na Educação Infantil. A justificativa para este trabalho reside no fato de que as metodologias ativas têm sido cada vez mais utilizadas na Educação Infantil, mas ainda há poucos estudos que analisam os pontos e contrapontos desta abordagem pedagógica no chão da escola. Portanto, este artigo se propõe a contribuir para o debate sobre essa temática, identificando as potencialidades e os desafios da utilização das metodologias ativas na Educação Infantil. Os principais resultados desta pesquisa indicam que as metodologias ativas têm potencial para contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem das crianças na Educação Infantil, ao estimular a participação ativa das crianças e promover uma aprendizagem mais significativa dando-lhes oportunidades de serem o sujeito de direito do seu próprio brincar, é brincando que conseguimos observar essas aprendizagens. Os resultados apontaram que a metodologia ativa pode estimular as crianças na resolução de problemas, motivá-las e ajudá-las no desenvolvimento integral por meios de projetos, miniprojetos atividades de estimulações e desenvolvimento psicomotor tendo uma escuta aguçada e de fato contribuirá para aprendizagem eficaz na Educação Infantil. Para isso, há necessidade de formações continuadas dos professores, a fim de que proporcionem às crianças momentos mais desafiadores na busca do conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luandson Luis da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.titleA utilização de metodologias ativas na educação infantil: Pontos e contra-pontospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Valdemar Grangeiro da Silva NetoTCC - Valdemar Grangeiro da Silva Neto604.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito735.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.