Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29678
Título: O Impressionante Hulk!: a imagem do herói construída através do discurso jornalístico esportivo
Autor(es): Silva, Rodrigo dos Santos
Palavras-chave: Jornalismo
Futebol
Heróis
Vilões
Data do documento: 28-Jun-2023
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O jornalismo tem como objetivo informar as pessoas, assim como sua nuance esportiva tem o intuito de atualizar os fãs dessa área interessados nos fatos. Dentro do esporte, mais especificamente o futebol, as reportagens contam histórias, destacando alguns personagens que podem assumir diferentes papéis como heróis e vilões, algo que varia de acordo com o placar final das partidas. A finalidade deste artigo, portanto, foi entender como essas narrativas colaboram com a construção de imagem do jogador Hulk, do Atlético-MG, é feita dentro de uma reportagem, que foi transcrita e dividida em enunciados para que pudesse ser feita uma análise. Para isso, contribuíram as leituras de Louis Althusser (1970); Michel Pêcheux (1988); Carlos Eduardo Lins da Silva (1985); e Eni P. Orlandi (2007) para tratar de conceitos como ideologia, interdiscurso e formação discursiva. Como resultado, foi possível considerar que há a presença de um herói e de um vilão e como esse tipo de prática pode gerar uma influência positiva ou negativa às pessoas afetadas.
Descrição: SILVA, R. dos S. O Impressionante Hulk!: a imagem do herói construída através do discurso jornalístico esportivo. 2023. 23f. TCC (Graduação) - Curso de Jornalismo, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29678
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo dos Santos Silva.pdfPDF - Rodrigo dos Santos Silva576.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo Depósito.pdfTermo de Despósito697.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.