Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29684
Título: A atividade lúdica no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil no município de Logradouro-PB
Autor(es): Silva, Fernanda dos Santos Teotonio
Palavras-chave: Atividade Ludica
Educação infantil
Pratica Pedagogica
Data do documento: 14-Jun-2023
Resumo: A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996), correspondendo ao atendimento de educação escolar a crianças de 0 a 3 anos de idade em creches e de 4 a 5 anos em pré-escolas. Sabemos que no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem os desafios são diversos, à medida que os docentes possuem as habilidades para criar e recriar métodos pedagógicos com o objetivo de aperfeiçoar os saberes e conhecimentos. Assim, a presença de atividades lúdicas na educação infantil possibilitará um resultado significativo sobre o processo de aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a utilização das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, partindo das práticas pedagógicas da educação infantil, pré-escola, na cidade de Logradouro-PB. Desse modo, a pesquisa tem abordagem qualitativa. Utilizamos como procedimento metodológico a observação, a partir do uso do diário de campo. Para a compreensão teórica, dialogamos com os conceitos de Luckesi (2002, 2015, 2023) sobre Ludicidade e Atividade Lúdica. Como também utilizamos os documentos legais, oficiais e curriculares que organizam a educação brasileira, especialmente, a educação infantil. A partir da observação em campo, verificou-se o uso das linguagens visual, escrita e matemática no trabalho com as crianças em que a atividade lúdica envolve associação de imagens e letras, desenhos e pinturas perpassando pelo desenvolvimento cognitivo. Observou-se também um momento livre para brincadeira na escola. Contudo, cabe repensar as brincadeiras e os jogos no interior do processo de ensino-aprendizagem enquanto recurso para apropriação das atividades escolares de modo planejado para dar sentido e significado as finalidades pedagógicas.
Descrição: Silva, Fernanda dos Santos Teotonio. A atividade lúdica no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil no município de Logradouro-PB , 2023. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação de Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29684
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fernanda dos Santos Teotonio SilvaTCC - Fernanda dos Santos Teotonio Silva576.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.