Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29702
Título: Estratégias didáticas, por professores (as) de matemática, frente ao contexto pandêmico: avanços, desafios e perspectivas da/para educação básica no município de Emas/PB
Autor(es): Santos, Francinelson Dias dos
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Estratégias didáticas
Tecnologia da informação
Pandemia da Covid-19
Data do documento: 28-Jun-2023
Resumo: O ensino da matemática e suas tecnologias é um pilar importante no sistema educacional em todo o mundo. Isso se deve ao fato da constante presença de operações como resolução de problemas, cálculos e operacionalizações diversas nas atividades do cotidiano. Todavia, o magistério dessa disciplina enfrenta desafios os quais foram agravados pela pandemia de Covid-19, decretada no ano de 2020. Algumas estratégias pautadas no modelo remoto de ensino, pareciam ineficazes uma vez que enfrentavam desafios já discutidos pela literatura (como o acesso à internet por pessoas de baixa renda), a partir do caráter assíncrono das atividades docentes outras questões, também importantes, emergiram com a pandemia, como é o caso dos equipamentos tecnológicos e a formação docente. Assim, propõe-se identificar os principais obstáculos enfrentados pelos professores de matemática do ensino fundamental e médio durante o período pandêmico, no que se refere as estratégias didáticas. Dessa forma, desenvolveu-se um estudo no município de Emas-PB, mediante a participação de docentes de duas escolas, uma de ensino fundamental II e outra de ensino médio. O instrumento de pesquisa foi o questionário e os dados coletados foram avaliados a partir de análises estatísticas e interpretativas. Ao fim, apontou-se caminhos com possíveis soluções aos desafios propostos pelos professores evidenciados nos resultados da pesquisa.
Descrição: SANTOS, F. D. Estratégias didáticas, por professores (as) de matemática, frente ao contexto pandêmico: avanços, desafios e perspectivas da/para educação básica no município de Emas/PB. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29702
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Francinelson Dias dos SantosTCC - Francinelson Dias dos Santos864.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.