Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29703
Título: O caráter lúdico e investigativo na matemática: uma experiência no ensino médio utilizando o simulador Plinko de probabilidade
Autor(es): Sousa, Carlos Alfredo Torres de
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Atividades lúdicas
Simulador Plinko
Probabilidade
Data do documento: 29-Jun-2023
Resumo: Considerando as dificuldades dos estudantes no aprendizado de Matemática e as limitações das abordagens tradicionais de ensino em promover um aprendizado significativo dessa disciplina, pesquisa-se sobre a Investigação Matemática associada a atividades lúdicas com o objetivo de explorar suas potencialidades para o ensino de Matemática. A pesquisa avaliou o impacto do uso do Simulador Plinko como ferramenta lúdica no estudo de Probabilidade e sua contribuição para a Investigação Matemática dos alunos. Além disso, procurou-se analisar se o Simulador fortaleceu os conceitos de Probabilidade, contribuindo assim para o aprendizado dos alunos. Para isso, realizou-se um estudo de caso numa escola de Ensino Médio localizada em Matureia, estado da Paraíba, para alunos de Matemática da 2° série. Nesse estudo, foi conduzida uma sequência didática que utilizou o Simulador Plinko de Probabilidade e, ao final, foi aplicado um questionário para avaliar a experiência de aprendizagem dos alunos por meio dessa abordagem. Após a análise dos resultados, verificou-se que a abordagem utilizada como ferramenta no ensino de Probabilidade mostrou-se satisfatória. Ela promoveu ludicidade, contribuiu para a Investigação Matemática dos alunos e fortaleceu seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Esses resultados indicam que a abordagem é uma estratégia valiosa para melhorar o aprendizado e o engajamento dos estudantes com a Matemática.
Descrição: SOUSA, C. A. T. O caráter lúdico e investigativo na matemática: uma experiência no ensino médio utilizando o simulador Plinko de probabilidade. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29703
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carlos Alfredo Torres de SousaTCC - Carlos Alfredo Torres de Sousa1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito82.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.