Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29721
Título: Investigando as dificuldades na aprendizagem da geometria: um estudo de caso em alunos do 9° ano do ensino fundamental
Autor(es): Costa, Daniela de Menezes
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Ensino Fundamental
Geometria
Dificuldades de aprendizagem
Data do documento: 27-Jun-2023
Resumo: A geometria é uma parte da matemática que frequentemente apresenta desafios na sua aprendizagem por parte dos estudantes, especialmente no contexto do ensino fundamental. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo investigar as dificuldades na aprendizagem da geometria em estudantes do 9° ano do ensino fundamental por meio de uma pesquisa de campo, buscando contribuir para a compreensão das dificuldades enfrentadas por esses alunos nessa área do conhecimento e fornecer subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais efetivas no ensino da geometria nessa etapa da educação básica. O tipo de pesquisa desenvolvida foi uma pesquisa de campo com abordagens quantitativas e qualitativas. O instrumento utilizado foi um questionário e o público-alvo foram 21 alunos do Ensino fundamental, em uma turma do 9° Ano da instituição de ensino da rede pública municipal, situada na cidade de Santa Teresinha-PB. Desse modo, foi possível observar que há muitas dificuldades na aprendizagem da Matemática como também da Geometria e também constatou que grande parte dos alunos não conseguem formular ao menos uma definição para Geometria e não enxergam nenhuma aplicação no seu dia a dia.
Descrição: COSTA, D. M. Investigando as dificuldades na aprendizagem da geometria: um estudo de caso em alunos do 9° ano do ensino fundamental. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29721
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Daniela de Menezes CostaTCC - Daniela de Menezes Costa1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de Depósito352.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.