Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29723
Título: Investigando a relação entre raciocínio matemático e pensamento computacional
Autor(es): Ferreira, Thiago Diniz
Palavras-chave: Ciência da Computação
Raciocínio matemático
Pensamento computacional
Data do documento: 26-Jun-2023
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre o raciocínio matemático e o pensamento computacional em estudantes de graduação no curso de Ciência da Computação. Para alcançar esse objetivo, adotamos uma abordagem que contemplou várias etapas e análises. Inicialmente, utilizamos o Screening Programming para estimar a habilidade de raciocínio matemático dos participantes. Esse instrumento, com base em questões relacionadas à lógica e ao raciocínio abstrato, permitiu identificar o nível de proficiência dos estudantes nessa habilidade específica. Em seguida, aplicamos o Bebras, uma ferramenta reconhecida para estimar o pensamento computacional, que envolve a resolução de problemas com foco em algoritmos, abstração e pensamento lógico. Além da aplicação dos instrumentos de avaliação, também realizamos uma análise das propriedades psicométricas dos itens utilizados. Isso envolveu a avaliação da dificuldade e da discriminação de cada item, a fim de garantir que os itens selecionados fossem adequados para medir as habilidades em questão. Também verificamos a confiabilidade do instrumento, assegurando que as medidas obtidas fossem consistentes e replicáveis. Por fim, com base nas estimativas de habilidades individuais obtidas a partir dos instrumentos de avaliação, realizamos uma correlação entre o raciocínio matemático e o pensamento computacional dos participantes. Essa análise estatística permitiu investigar a existência de uma relação entre essas duas habilidades e determinar o grau de associação entre elas. Os resultados dessa pesquisa revelaram que existe uma forte correlação entre o raciocínio matemático e o pensamento computacional nos estudantes de graduação em Ciência da Computação. Essa descoberta sugere que o desenvolvimento de habilidades em uma dessas áreas pode contribuir para o aprimoramento da outra. Dessa forma, o estudo fornece evidências empíricas que suportam a interligação entre o raciocínio matemático e o pensamento computacional, destacando a importância de considerar essas duas habilidades de forma integrada na formação acadêmica e profissional dos estudantes de Ciência da Computação. Esses resultados contribuem para uma compreensão mais aprofundada da relação entre o raciocínio matemático e o pensamento computacional, bem como fornecem insights relevantes para o planejamento e aprimoramento de estratégias de ensino e aprendizagem nessa área. Além disso, os achados deste estudo podem incentivar futuras pesquisas que explorem a relação entre essas habilidades em diferentes contextos educacionais e populações de estudantes.
Descrição: FERREIRA, T. D. Investigando a relação entre raciocínio matemático e pensamento computacional. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29723
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thiago Diniz FerreiraTCC - Thiago Diniz Ferreira2.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depositoTermo de Depósito598.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.