Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29725
Título: Os impactos da LGPD na segurança da informação: uma revisão da literatura
Autor(es): Araújo Neto, Reinaldo Juvino de
Palavras-chave: Segurança da informação
LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados
Ciência da Computação
Data do documento: 27-Jun-2023
Resumo: A era da informação transformou o modo da condução da vida moderna, carregada pela automação de tarefas, do trabalho e acesso a serviços. As dinâmicas sociais também foram modificadas à medida que o acesso a diferentes meios e plataformas foi ampliado. Nesse contexto, a segurança da informação surge com uma série de medidas para a proteção dos dados que são compartilhados por indivíduos e terceiros. No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada com o objetivo de garantir a proteção de dados de pessoas físicas e organizações. O presente trabalho buscou traçar um panorama da literatura referente à LGPD associada à segurança da informação. Para isso, adotou-se a metodologia de Revisão Integrativa da Literatura. A pesquisa utilizou como base de dados o Google Scholar para a busca de trabalhos acadêmicos sobre o referido tema. Inicialmente foram extraídos 100 resultados, que foram catalogados em planilha eletrônica, para classificá-los de acordo com o objetivo da pesquisa. Os trabalhos foram reduzidos para 62 resultados que foram avaliados globalmente (todas as áreas do conhecimento) e com produções voltadas à Ciência da Computação e áreas afins. Os resultados mostraram que a área de Direito é pioneira em publicar trabalhos acerca do tema, seguida por Ciências Contábeis e Administração. Foi identificado que os estudos exploratórios foram os mais reportados juntamente com os procedimentos bibliográficos. Quanto ao tipo de trabalhos extraídos, os de conclusão de curso (TCC) foram predominantes. Dos 62 trabalhos refinados, 14 abrangeram a área de Ciência da Computação e também foram avaliados buscando atender às perguntas de pesquisa. Identificou-se lacunas referentes à necessidade de expansão de base de dados para novas buscas e a carência de mais trabalhos publicados por pesquisadores da área da computação.
Descrição: A. N., R. J. Os impactos da LGPD na segurança da informação: uma revisão da literatura. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29725
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Reinaldo Juvino Araújo NetoTCC - Reinaldo Juvino Araújo Neto685 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depositoTermo de Depósito338.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.