Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29727
Título: Representações da cultura do envelhecimento e os lugares do feminino
Autor(es): Pires, Mayara Campos
Palavras-chave: Envelhecimento
Gênero
Representação
Corpo
Mulher
Data do documento: 8-Nov-2022
Resumo: Este estudo propõe refletir sobre a feminização do envelhecimento e como o processo do envelhecimento é vivenciado. Pretendemos evidenciar as concepções sobre o envelhecer e como as marcas desse processo são sentidas no corpo das mulheres, assim como analisar as representações construídas para pensar os lugares do feminino, a partir do diálogo entre envelhecimento e gênero. Esta pesquisa se situa no campo dos estudos de gênero e geração em que a abordagem em torno do envelhecimento feminino é foco fundante do estudo. O estudo se aporta em Debert (1997), Goldenberg (2011), Pedro (2011), Peixoto (1997), Salgado (2002), Scott (1995), Ramos (2008), Chartier (1990), Del Priore (1997), Pinsky (2013), Pischtelli (2000) além de outros autores que serviram como base para o desenvolvimento deste trabalho. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfica e documental fundamentadas nas redes sociais como o Instagram e Linkedin, assim como em revistas disponibilizadas de forma digital, que evidenciam os aspectos do envelhecimento e o corpo enrugado, dentre as revistas selecionadas foram a Revista Tpm e a Revista Eu Sei Tudo, dos perfis do Instagram destacamos os individuais, e de trabalho utilizado por especialistas que divulgam os resultados dos procedimentos estéticos realizados em mulheres. Este estudo permite a compreensão das mudanças que estão acontecendo na sociedade que vivencia o fenômeno da feminização do envelhecimento, de modo a analisar como na contemporaneidade as redes sociais influenciam o imaginário das pessoas com as discussões de envelhecimento e as suas representações mediante o corpo, buscando, sobretudo, compreender como as mulheres se redefinem enquanto sujeitos em processo de envelhecimento.
Descrição: PIRES, M. C. Representações da cultura do envelhecimento e os lugares do feminino. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29727
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mayara Campos Pires.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito (PDF).pdf244.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.