Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29734
Título: Argumentação no discurso de posse do presidente Lula: teses, valores e hierarquias
Autor(es): Ribeiro, Natalia Almeida
Palavras-chave: Processos argumentativos
Discurso
Teses, valores e hierarquias
Data do documento: 27-Jun-2023
Resumo: Esta pesquisa visa apresentar os processos argumentativos através da análise do discurso do presidente Lula, com uma proposta de abordar as teses, valores e hierarquias dentro das categorias analíticas da Nova Retórica. Nessa perspectiva, as perguntas que norteiam nossa pesquisa são as seguintes: como os processos argumentativos são construídos no discurso político de posse do presidente Lula? Quais teses são defendidas no discurso de posse do presidente do Brasil? Quais valores são manuseados na construção discursiva do presidente em sua pose? Como acontece o processo de hierarquização discursiva na posse do presidente Lula? Sendo assim, os objetivos se resumem em apresentar como os processos argumentativos são construídos nos discursos de Lula; como as teses são defendidas dentro do discurso de posse; como o manuseio dos valores ocorre na construção discursiva do presidente Lula; e como acontece o processo de hierarquização discursiva dentro do discurso de posse de Lula, a partir de uma análise fundamentada na área de Linguística do curso de Letras. No que diz respeito a metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, centrada nas concepções dos seguintes teóricos: Abreu (1999), Reboul (2004), Perelman e Olbreschts-Tyteca (2005), Perelman (1993), Xavier (2022). Concluímos que a apresente pesquisa contribuiu para as discussões da argumentação no discurso dentro da perspectiva da Nova Retórica, sobretudo no que diz respeito as teses, valores e hierarquias em discursos políticos. Destacamos que esta pesquisa está aberta a contribuições e questionamentos posteriores, uma vez que uma pesquisa nunca se encerra, sendo de grande importância que ocorram mais estudos referentes aos processos argumentativos.  
Descrição: RIBEIRO. Natalia Almeida. Argumentação no discurso de posse do presidente Lula: teses, valores e hierarquias. 2023. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba. Catolé do Rocha, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29734
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natalia Almeida RibeiroPDF - Natalia Almeida Ribeiro725.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito238.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.