Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29744
Título: Relatos de empregadas domésticas de São Bento PB: reflexões sobre práticas de letramento
Autor(es): Lima, Raissa Sandré Fernandes de
Palavras-chave: Letramento
Empregadas domésticas
Analfabetismo funcional
Educação de jovens e adultos
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: As noções de letramento são recentes e traçam o poder transformador da educação para grupos marginalizados. A presente pesquisa tem como problemática as implicações das práticas de letramento no ensino de língua portuguesa considerando os relatos de empregadas domésticas do município de São Bento – PB. Estabelece-se como objetivo geral: discutir sobre o trabalho doméstico no Brasil e as práticas de letramento em um contexto de desigualdade social e analfabetismo funcional. E como objetivos específicos: conhecer a trajetória do trabalho doméstico e as práticas de letramento no Brasil; analisar de que maneira as práticas de letramento colaboram para se pensar o ensino de língua portuguesa em um país desigual e discutir o papel da escola no que tange ao ensino de língua portuguesa a partir dos relatos das cinco domésticas de São Bento –PB entrevistadas. O arcabouço teórico contempla a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e autores como Freire (2003), Rojo (2009), Soares (2009). Souza (2009) e Targino et al. (2017). As metodologias utilizadas consistem em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de cunho qualitativo, através de entrevistas com cinco empregadas domésticas de São Bento – PB. Através do levantamento bibliográfico e das entrevistas, foi possível visualizar o cenário persistente de abandono escolar e analfabetismo funcional entre parcelas carentes da população brasileira. Almeja-se a melhoria das condições de vida das empregadas domésticas e a oportunizar o acesso, permanência e qualidade no ensino regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de mais pesquisas e capacitações voltadas ao letramento.
Descrição: LIMA, Raissa Sandré Fernandes da. Relatos de empregadas domésticas de São Bento PB: reflexões sobre práticas de letramento. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29744
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Sandré Fernandes de LimaPDF - Raissa Sandré Fernandes de Lima444.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito461.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.