Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29764
Título: Estudo da dosagem de misturas asfálticas porosas
Autor(es): Ataíde, Jair Stefanini Pereira de
Palavras-chave: Asfalto
Pavimentação
Resistência dos materiais
Data do documento: 5-Jul-2023
Resumo: No Brasil, o transporte rodoviário é o principal meio de locomoção e a grande maioria das vias são pavimentadas com concreto asfáltico como camada de revestimento. A Camada Porosa de Atrito (CPA) caracteriza-se por apresentar uma granulometria aberta com pequena quantidade de finos e elevada porcentagem de volume de vazios. Este trabalho caracterizou agregados graníticos e ligantes asfálticos do tipo AMP 55/75 e verificou a adequação desses constituintes para produção de CPA. As etapas metodológicas da minha pesquisa corresponderam: caracterização física dos agregados; caracterização reológica do ligante; e análise de dosagem asfáltica por meio de parâmetros volumétricos e resistência à tração. Os dados desse estudo mostraram-se consistentes às normas adotadas quanto a caracterização dos agregados e obtenção dos volumes de vazios, cântabro e escorrimento. Os valores obtidos para a resistência à tração não atenderam a norma estabelecida. Uma das sugestões é realizar análise microestrutural dos materiais utilizados.
Descrição: ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de. Estudo da dosagem de misturas asfálticas porosas. 2023, 59p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil). Universidade Estadual da Paraíba, Araruna - PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29764
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito.pdf165.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Jair Ataíde.pdfTCC - Jair Ataíde.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.