Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2979
Título: Do fio faz missangas: a representação da voz feminina em Mia Couto
Autor(es): Paulino, Sandra da Silva
Palavras-chave: Literatura africana
Mia Couto
Feminino
Data do documento: 24-Fev-2014
Resumo: Esta pesquisa destina-se a investigar a condição feminina, sua representação e identidade, nos contos As três irmãs, O cesto e A saia almarrotada, constituintes do livro O Fio das Missangas (2009), do escritor moçambicano Mia Couto. Os contos estudados privilegiam a natureza existencial feminina e desnudam o universo de suposta inferioridade e submissão da mulher, frente ao patriarcado, e os conflitos de sua libertação desse universo. Nossa análise baseia-se nas abordagens sobre o papel da mulher na sociedade patriarcal, colonial e moçambicana, buscando explicitar os desejos, anseios e necessidades dessas vozes femininas. Observamos como, ao longo dos anos, a posição da mulher africana e/ou afrodescendente tem modificado as estruturas socioculturais do universo contemporâneo.
Descrição: PAULINO, S. da. S. Do fio faz missangas: a representação da voz feminina em Mia Couto. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura e Cultura Afro-Brasileira e Africana)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2979
Aparece nas coleções:III - LCABA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandra da Silva Paulino.pdfSandra da Silva Paulino347.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.