Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Cristiane de Freitas-
dc.date.accessioned2023-07-21T10:13:19Z-
dc.date.available2023-07-21T10:13:19Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29821-
dc.descriptionMOREIRA, Cristiane de Freitas. O ensino da leitura a partir da ludicidade: narrativas de uma pibidiana. 2023. 30p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal refletir acerca da formação de leitores através da ludicidade, bem como analisar a importância do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e como tal programa pode contribuir para a formação docente. A pesquisa de abordagem qualitativa, fundamenta-se nos pressupostos de Bogdan e Biklen (1982). Quanto ao método, aportamo-nos nas narrativas (auto)biografáficas, a partir do que apontam Passegi (2011) e Larrosa (2002). Portanto, esta pesquisa está centrada na narrativa de experiências vivenciadas por uma estudante bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Letras/Português da Universidade Estadual da Paraíba. Para uma análise sólida, este estudo traz como referencial teórico, considerações sobre a formação leitora na escola, apontando como proposta o ensino lúdico. Tendo como arcabouço, os estudos de Solé (1998); Lajolo (2000); Brasil (2010); entre outros. Assim, observou-se que a ludicidade corrobora de uma maneira significativa para o aprendizado de leitura dos alunos do 6 ano do ensino fundamental, uma vez que os leva a aprender de forma atrativa. Destaca-se ainda, a importância das experiências vividas e narradas para a (auto)formação docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof.ª. Ma. Bianca Sonale Fonseca da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação leitorapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleO ensino da leitura a partir da ludicidade: narrativas de uma pibidianapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane de Freitas MoreiraPDF - Cristiane de Freitas Moreira468.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito80.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.