Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29828
Título: O jornal digital CTS-Arte: caminhos inclusivos no ensino de Química
Autor(es): Silva, Ana Raiany Bento da
Palavras-chave: Ensino de Química
Arte no ensino
Interdisciplinaridade
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 27-Jun-2023
Resumo: O movimento CTS-Arte (Ciência-Tecnologia-Sociedade e Arte) é uma ferramenta didática para o ensino, que auxilia na formação integral do indivíduo. A Arte neste contexto é expressão magnífica na formação intelectual, cidadã e humana, por meio da cultura de um povo de raça e etnia diversas. Dessa forma a presente pesquisa tem como objetivo principal apresentar a abordagem CTS-Arte como ferramenta didática para o ensino de Química, permitindo a inclusão. A Química como Ciência deve dialogar com a tecnologia e Arte de forma interdisciplinar, tendo em contraposição o cartesianismo dos seus princípios básicos para a formação cidadã. Nesse sentido, oJornal Digital CTS-Arte cumpre o seu papel quando é atrativo, diversificado e artístico para tornar o processo ensino-aprendizagem algo irrestrito e significativo. Neste trabalho de conclusão de curso, cuja pesquisa é descritiva, de campo e prática, teve como público-alvo os estudantes do 3º ano do ensino médio, os licenciandos de Química e os bacharelandos de computação, sendo apresentado nas redes sociais Instagram, WhatsApp, Facebook. O Jornal CTS-Arte é uma iniciativa digital que busca compensar o baixo nível de leitura do público-alvo com criatividade, diversidade, interdisciplinaridade contextualizados, diferentemente de um jornal de rede social. Assim, o Jornal Digital CTS-Arte possibilitou que os estudantes fizessem uma análise e absorvessem informações da filosofia CTS-Arte, despertando o senso crítico dos mesmos, como também promoveu intervenções no contexto social, a partir do pensamento crítico e promoção da interdisciplinaridade.
Descrição: SILVA, Ana Raiany Bento da. O jornal digital CTS-Arte: caminhos inclusivos no ensino de Química. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29828
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Raiany Bento da Silva.pdfTCC - Ana Raiany Bento da Silva1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito402.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.