Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29831
Título: Os efeitos do envelhecimento sobre a flexibilidade de idosos: uma revisão integrativa
Autor(es): Santos, Leonardo Eleutério dos
Palavras-chave: Idosos
Flexibilidade de idosos
Envelhecimento
Atividade física
Data do documento: 13-Jul-2022
Resumo: O índice de envelhecimento aponta para mudanças na estrutura etária da população brasileira, onde haverá um aumento do número de idosos em relação à população de jovens. Sabe-se que com envelhecimento há uma diminuição da flexibilidade, e que este processo pode acarretar em dificuldade para executar as atividades de vida diária, prejudicando a capacidade funcional dos mesmos. Dessa forma o presente artigo trata-se de uma revisão integrativa da produção científica brasileira sobre os efeitos do envelhecimento na flexibilidade dos idosos, que buscou evidenciar o perfil dos trabalhos publicados em âmbito nacional e internacional, no período de janeiro de 2000 a setembro de 2021, indexados nas bases de dados MEDLINE, SciELO e LILACS. Foram encontrados 38 trabalhos, publicados em português, espanhol ou inglês. Foram utilizados questionários e escalas para avaliar a capacidade funcional dos idosos e indicados os fatores limitantes para o desempenho dessa capacidade. Concluiu-se que a flexibilidade e a força muscular diminuem com o processo de envelhecimento. Mas já foi demonstrado que praticar atividades físicas pode retardar esse processo. Todavia não foi encontrada na literatura uma atividade física que se sobressaia na manutenção da flexibilidade, porém temos uma variedade de atividades que ajudam em sua manutenção, sendo assim, recomenda-se novos estudos, especialmente ensaios clínicos randomizados. Apesar disso, atividades ou exercícios físicos são intervenção de baixo custo e fácil aplicação, sem agravos para a saúde dos idosos e com repercussão positiva.
Descrição: SANTOS, L. E. dos. Os efeitos do envelhecimento sobre a flexibilidade de idosos: uma revisão integrativa. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29831
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito586.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Leonardo Eleutério dos Santos.pdfTCC - Leonardo Eleutério dos Santos492.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.