Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29858
Título: Educação étnico-racial nas práticas de ensino história a partir do cordel vidas negras importam
Autor(es): Venâncio, Allana de Andrade
Palavras-chave: Literatura de cordel
Ensino de história
Cultura negra
Escola
Data do documento: 29-Dez-2022
Resumo: O presente estudo tem como proposta discutir sobre a literatura de cordel nas aulas de História, abordando a cultura afro-brasileira, na perspectiva de uma educação antirracista. O objetivo geral deste artigo é debater acerca da utilização do cordel, como forma de linguagem educativa. Nossa abordagem se centra nos estudos desenvolvidos por Meneses (2019), Barros (2010), Trindade e Rocha (2006) e Carvalho e França (2019). Partimos de uma pesquisa bibliográfica e documental que teve como fontes principais as legislações educacionais, cordel referente à temática e estudos sobre a historiografia que abordam o tema da questão racial articulados à literatura de cordel, por vias de análise do cordel "Vidas Negras Importam ou Não?", do poeta cordelista Jota Lima. A partir deste estudo, podemos compreender as possibilidades educativas do cordel na sala de aula de história, onde propomos um ensino igualitário e antirracista, que possa contribuir para o conhecimento e reconhecimento do povo negro, no contexto da sociedade brasileira e possibilitar a formação crítica e reflexiva do aluno, por meio da temática étnico-racial, no contexto do ensino de História na educação escolar.
Descrição: VENANCIO, A. A. Educação étnico-racial nas práticas de ensino história a partir do cordel vidas negras importam. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29858
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
biblioteca.uepb.edu.br ASSINADO.pdfTermo de Depósito410.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - ALLANA DE ANDRADE VENANCIO.pdfTCC - Allana de Andrade Venâncio1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.