Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29864
Título: Predição dos tempos até a morte de mulheres com câncer da mama via Random Survival Forest
Autor(es): Silva, Sóstenes Jerônimo da
Oliveira, Tiago Almeida de
Palavras-chave: Machine Learning
Random Survival Forest
Câncer de mama
Análise de sobrevivência
Data do documento: 22-Jul-2023
Resumo: A Análise de sobrevivência é uma área de pesquisa que cada vez mais vem ganhando ênfase em diversos setores produtivos e acadêmicos. Esta análise baseia-se em analisar dados cuja a variável de interesse é o tempo até a ocorrência de um evento, permitindo modelar dados com a presença de informações incompletas, denominadas censuras. Estes modelos podem apresentar distribuição paramétrica ou semi-paramétrica de riscos proporcionais de Cox. No entanto, tais modelos citados não possuem a melhor capacidade preditiva, sendo assim, os modelos de Machine Learning em conjunto com o Random Forest via Análise de Sobrevivência (RSF), têm sido utilizado como alternativa para predições mais robustas. Neste trabalho objetivou-se utilizar a técnica Random Survival forest com o intuito de prever o tempo que uma paciente diagnosticada com câncer leva até a morte, com base em alguns indicadores. Os resultados obtidos evidenciam uma boa capacidade preditiva do modelo, apresentando C-index de 0,8800 e IBS de 0,1559, no qual as variáveis de suma importância para a predição são: idade, o receptor de progesterona, número de quimioterapias, número de radioterapias e número de hormonoterapia.
Descrição: SILVA, Sóstenes Jerônimo da. Predição dos tempos, até a morte de mulheres com câncer de mama via Random Survival Forest. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraiba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29864
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sóstenes Jerônimo da Silva.pdfTCC - Sóstenes Jerônimo da Silva.pdf964.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito98.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.