Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29871
Título: Síntese de biodiesel: uma proposta de experimento para a disciplina de química orgânica experimental
Autor(es): Silva, Keren-Hapuquen Moreira da
Palavras-chave: Biocombustíveis
Transesterificação
Ensino de Química
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: Os biocombustíveis são combustíveis biodegradáveis, além de opções mais sustentáveis em relação aos combustíveis fósseis. Caracterizados pelo principal fato de agregarem mais benefícios do que malefícios, além de serem renováveis, diminuírem o índice de chuvas ácidas e preservar o meio ambiente. O biodiesel é um tipo de biocombustível produzido a partir de óleos e gorduras de origem vegetal e animal. A reação química responsável pela produção de biodiesel é denominada “reação de transesterificação”, onde um éster e um álcool são combinados na presença de um agente catalisador, produzindo um novo éster e um novo álcool. Geralmente, os cursos de graduação na área da química, possuem uma componente curricular destinada ao ensino de química orgânica de caráter experimental, incluindo práticas destinadas ao ensino de reações de transesterificação. Esse conhecimento é importante para os químicos, por ser um dos meios de produção de ésteres e esses compostos serem muito utilizados no dia a dia, principalmente em indústrias alimentícias, por exemplo, onde são encontrados flavorizantes, que em sua grande maioria são ésteres. Portanto, estudou-se sobre a síntese do biodiesel em laboratório, a fim de propor uma prática experimental para ser implementada em disciplinas de orgânica experimental, majoritariamente às de 30 horas totais. Para tanto, foi realizada a produção do catalisador metóxido de potássio, para ser utilizado no próximo passo que foi a condução da reação de transesterificação, onde foi utilizado o óleo de soja como matéria-prima. Então após a reação acontecer, foi realizada a separação das fases, e por fim, o teste de miscibilidade, com o objetivo de caracterizar os produtos obtidos nas duas fases existentes. Diante disso, foi possível verificar um experimento de simples manuseio e de fácil condução desde a ocorrência da reação de transesterificação à separação de fases, caracterizadas pelo teste de miscibilidade, obtendo a verificação final da produção do biodiesel. Esses fatos impõem a constatação de que o trabalho atinge o cunho de ser algo prático, simples e de muito valor à formação de futuros profissionais da área da química, bem como tratar de conteúdos como a sustentabilidade, química verde, e dentre outros conteúdos que podem até mesmo se correlacionar em outras disciplinas teóricas da área de química orgânica.
Descrição: SILVA, Keren-Hapuquen Moreira da. Síntese de biodiesel: uma proposta de experimento para a disciplina de química orgânica experimental. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29871
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Keren-Hapuquen Moreira da Silva.pdfTCC - Keren Hapuquen Moreira da Silva1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito..pdfPDF - Termo de Depósito534.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.