Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29878
Título: Jogo Roleta Orgânica como instrumento de avaliação para o conteúdo de funções oxigenadas
Autor(es): Queiroz, Sabrina Pereira de
Palavras-chave: Metodologias ativas
Recursos didáticos digitais
Jogos didáticos
Ensino de Química
Data do documento: 5-Jul-2023
Resumo: O ensino de Química quando trabalhado de forma diversificada, tende a potencializar a aprendizagem dos alunos. Nessa vertente, o conteúdo de Química orgânica aplicado no ensino médio normalmente é empregado por meio da memorização, visto que é constituído por teorias e regras que formam as nomenclaturas dos compostos. Dessa forma, dentre as diversas metodologias ativas que podem ser utilizadas como instrumento de avaliação desse conteúdo, se destacam os jogos didáticos, que quando inseridos no contexto educacional, possibilita aos educandos uma nova forma de aprender, além de colaborar para uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Diante disso, este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições do jogo “Roleta orgânica” como instrumento de avaliação do conteúdo de funções orgânicas oxigenadas através da interação e participação ativa dos estudantes, o qual foi desenvolvido por autoria própria utilizando o PowerPoint para a sua elaboração, sendo aplicado de forma presencial em uma Escola pública, localizada em Campina Grande – PB, na turma do 3º ano C compreendendo um total de 17 alunos durante duas aulas consecutivas. Para a análise da pesquisa, foi realizado a aplicação de um questionário contendo 5 questões após a execução do jogo, com o intuito de verificar a perspectiva dos estudantes a respeito da metodologia aplicada, obtendo dessa forma uma pesquisa exploratória qualitativa do tipo estudo de caso. Posteriormente, após o levantamento dos dados, foi perceptível a aprovação do jogo por parte dos alunos, onde obteve-se uma classificação de 82% na categoria ótima acerca da metodologia utilizada. Além disso, muitos dos estudantes mencionaram que o jogo ajudou de forma eficiente para esclarecer dúvidas sobre a formação da estrutura e nomenclatura dos compostos orgânicos. Desse modo, nota-se que o jogo “Roleta Orgânica” favoreceu a aprendizagem e contribuiu de forma eficaz para o bom desempenho dos alunos na disciplina, além de promover uma nova forma de abordar e aprender o conteúdo de funções oxigenadas. Portanto, a inserção de recursos didáticos digitais como instrumento de avaliação, demonstrou-se ser um excelente aliado para analisar as contribuições da metodologia utilizada, onde os estudantes são motivados a aprenderem, além de estimulá-los a se interessarem pelo conteúdo trabalhado, que consequentemente promove a efetivação dos conhecimentos abordados.
Descrição: QUEIROZ, Sabrina Pereira de. Jogo Roleta Orgânica como instrumento de avaliação para o conteúdo de funções oxigenadas. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29878
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sabrina Pereira de Queiroz.pdfTCC - Sabrina Pereira de Queiroz813.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito515.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.